Chamam-se Adidas Originals Brewery Pack e resultam do casamento entre uma loja de ténis em Estocolmo, a Sneakersnstuff, e uma cervejaria, a Stockholm Brewing Co. Desta junção não nasceram apenas três pares de ténis de edição limitada, nasceram também três cervejas artesanais, cada uma correspondente a um dos modelos.

A grande inspiração foi a própria localidade onde a loja sueca está instalada, um quarteirão que no século XIX estava todo ocupado por uma cervejaria gigante, com a azáfama que daí advinha, dos agricultores com carregamentos de malte ao barulho das garrafas a saírem. O tempo passou e agora só sobra a Stockholm Brewing Co. do outro lado da rua. A cervejaria, que foi fundada há cinco anos, é a única existente no centro da cidade.

Cada par de ténis representa uma fase diferente do processo de produção de cerveja, bem como as caldeiras em cobre usadas para fazer a cerveja tradicional sueca. Daí o cobre ser a cor de eleição.

O lançamento vai ser faseado ao longo de todo o mês de maio. No dia 16 serão lançados os primeiros, os EQT Running Guidance 93 “Malt”, uns ténis que dão pistas sobre o que pode ser encontrado numa cervejaria. Seguir-se-ão, a 23 de maio, os Stan Smith “Copper Kettle”, uns ténis fiéis aos Stan Smith originais mas em cobre metálico, a cor das caldeiras. Por último, no dia 30, será a vez dos ZX Flux “Aged Copper”, uns ténis cujo padrão é baseado no telhado da velha cervejaria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nem os ténis nem a cerveja vão estar à venda em Portugal, mas pelo menos os primeiros podem ser comprados online após a data de lançamento. Os preços vão dos 89 aos 109€. Infelizmente não poderá festejar a sua aquisição com a cerveja correspondente, mas pode vê-las na fotogaleria.

Se tiver muita urgência em comprar uns ténis novos ou se for avesso a encomendar pares de sapatos pela internet, sempre pode espreitar a coleção da nova loja da Adidas do Centro Comercial Colombo que abriu no passado dia 5 de maio. “Brewery Pack” não há, mas há Stella McCartney.