Norte

Até sábado, a vila de Sabrosa, em Vila Real, acolhe a estreia do Encontradouro, festival literário que nasce pelas mãos do criador do Correntes de Escritas e do Literatura em Viagem. A homenagem a Miguel Torga marca a programação, que inclui lançamentos de livros, debates, cinema e também um concerto acústico de J.P. Simões.

A sala principal do Theatro Circo, em Braga, vai ser de Camané, este sábado, às 21h30. Para além de vir acompanhado na guitarra portuguesa por José Manuel Neto, à viola por Carlos Manuel Proença e no contrabaixo por Paulo Vaz, o fadista traz também um novo disco para apresentar, Infinito Presente, que chegou às lojas esta semana. O novo álbum conta com duas composições de José Júlio Paiva, bisavô de Camané, um tema de Vitorino Salomé, um inédito de Alain Oulman e os poemas de David Mourão-Ferreira. Os bilhetes custam 18 euros.

Mas há mais fado a norte, também no sábado à noite. Gisela João tem concerto marcado para o Casino da Póvoa e, com o segundo disco já a ser pensado, é possível que os presentes possam ouvir alguns dos novos temas. Os bilhetes custam 10 euros.

Jorge Pelicano já mostrou o que vale, com os documentários “Ainda há Pastores” e “Pare, Escute, Olhe”. É por isso que, quando o realizador estreia um novo documentário, o melhor é correr para a bilheteira mais próxima para garantir um lugar. Em “Pára-me de Repente o Pensamento”, Jorge Pelicano mostra uma visão pouco explorada sobre o mundo da doença mental através do olhar do ator Miguel Borges, que mergulhou, durante três semanas, na realidade do Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira, no Porto, para a preparação e pesquisa de uma peça de teatro sobre a loucura. No meio da névoa, o ator depara-se com um poema de Ângelo de Lima, que para descrever o seu estado de esquizofrenia, escreveu: “Pára-me de repente o pensamento/ Como que de repente refreado/ Na doida correria em que levado/ Ia em busca da paz do esquecimento“. O filme vai estar em exibição no UCI Arrábida Shopping todos os dias até 13 de maio, às 13h45 e às 18h45.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Matosinhos está em grande este fim de semana. Para as mamãs ou futuras mamãs, está de regresso o Salão Ser Mamã. Entre sexta-feira e domingo, quem for à Exponor vai encontrar yoga para gestantes, teatros para fantoches, conselhos de cuidados para bebés e como lidar com birras, ginástica, entre outras atividades relacionadas com a maternidade. A entrada custa cinco euros e é gratuita para menores de 12 anos.

Com a chegada do calor, chegam também as festas tradicionais. O Senhor de Matosinhos, uma das maiores do país, arranca esta sexta-feira e do cartaz constam, como é habitual, a Feira de Artesanato de Matosinhos, vários momentos musicais, incluindo um festival de folclore, espetáculos teatrais e exposições, destacando-se este ano a mostra “Memórias do Senhor de Matosinhos”, patente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca entre 8 maio e 6 junho. Trata-se de uma exposição das melhores imagens do acervo do Arquivo Fotográfico Municipal, as quais mostram como era a romaria do Senhor de Matosinhos nas décadas de 1930, 1940, 1960 e 1970. Comes e bebes, carrinhos de choque e montanhas russas, há de tudo um pouco para animar a malta.

Ainda em Matosinhos vai ter lugar o festival Literatura em Viagem, obrigatório para quem gosta de ler, mas também para quem quer ouvir escritores (e também músicos) a refletirem sobre o conflito, tema escolhido para a 9.ª edição do evento. Gonçalo M. Tavares, Francisco José Viegas, Rui Tavares, Kim Young-Ha, Richard Zimler, Artur Domoslawski (autor de uma polémica biografia sobre Ryszard Kapuściński) e Paloma Díaz-Mas, autora do livro O que Aprendemos com os Gatos, são alguns dos convidados cujas conversas será possível assistir.

Centro

Depois de ter passado por Lisboa, Judaica – Mostra de Cinema e Cultura, viaja até Belmonte, vila onde existe um cemitério judaico e o único Museu Judaico português. “Labirinto de Mentiras”, por exemplo, do realizador Giulio Ricciarelli, vai encerrar o programa, no domingo. O filme conta a história de um jovem procurador e da sua luta pela verdade na Alemanha do pós-guerra, que culmina nos chamados “Julgamentos de Auschwitz”, que tiveram lugar em Frankfurt nos anos 60. Para além do cinema, há atividades paralelas e música. Janita Salomé vai actuar no encerramento, domingo pelas 19h00, no Auditório Municipal.

Já começou a maior festa académica da “Cidade dos Estudantes”. A Queima das Fitas de Coimbra tem serenatas, tem festas, tem cortejos e, claro, tem concertos para os quais os não estudantes também podem assistir. Na sexta-feira atuam Frankie Chavez e James Arthur. No sábado, The Gift e Miguel Araújo são as maiores atrações e, no domingo, há o concerto obrigatório de qualquer Queima das Fitas: Quim Barreiros.

the-wall

“The Wall”, ou o muro, divide o palco e as plateias. ©Divulgação

No centro do país há dois festivais de jazz a acontecer este fim de semana. O primeiro é o Sardoal Jazz, que começa esta sexta-feira à noite com nomes aos quais vale a pena estar atento. Os concertos acontecem no Centro Cultural Gil Vicente: Sinfo Dixie, o Lokomotiv de Carlos Barreto, Mário Delgado e José Salgueiro e o Yuri Daniel Quartet. O segundo é o Festival de Jazz de Minde, que abre na sexta-feira com a atuação de Leburn Maddox, de Philadelphia, acompanhado da banda espanhola de blues The Blast. Segue-se a jam session de Jam Blues Star Fest, com diversos músicos nacionais e espanhóis convidados, liderados por Pedro Tatanka. No sábado o destaque vai para os projectos Liftoff, de Jeffery David, e a estreia nacional de Wonder Wheel, de André Fernandes com Mário Laginha. Pelo palco B, passam ainda Muri Muri, Paulo Brissos, Brainstorming e City Daggers Trio.

Pelo Teatro Viriato, em Viseu, vai passar um espetáculo original. “The Wall” (o muro), não é apenas um título. No meio do palco vai estar mesmo instalado um muro que divide o público: de um lado ficam os adultos, de outro lado ficam as crianças. Só os atores podem circular entre os dois lados do muro. Nem adultos, nem crianças vem o mesmo espetáculo. Criado por Miguel Fragata, “The Wall” debruça-se sobre o muro que separa as crianças dos adultos, a infância da idade adulta. O público é convidado a olhar para o seu lado do muro e a imaginar o lado de lá. Para ver na sexta-feira às 15h00 e no sábado às 21h30. Os bilhetes custam quatro euros.

Sul

Quem passar pelo Rossio e pela Baixa lisboeta este fim de semana vai encontrar máscaras, muita cor e alegria. A culpa é da 10.ª edição do Festival Internacional da Máscara Ibérica e, se só puder fazer uma coisa, assista ao Desfile Máscara Ibérica, sábado às 16h30, com partida da Praça do Município para o Rossio, através da Rua do Ouro. São esperados cerca de 700 participantes, divididos em 30 grupos. O Norte e Centro de Portugal, Galiza, Zamora, León, Cáceres, Astúrias, Navarra, Cantábria, entre outros, são as regiões que irão desfilar. Além do desfile, o programa aposta ainda na gastronomia e nos vinhos ibéricas, estando agendados showcookings e workshops. Concertos também não vão faltar. O acesso é gratuito.

Ao mesmo tempo está a decorrer a 15.ª edição do FIMFA – Festival de Marionetas e Formas Animadas. Até 24 de maio há vários espetáculos para todas as idades, entre os quais “O Soldadinho”, uma adaptação do conto de Hans Christian Andersen, transformando assim os soldadinhos de chumbo e outros brinquedos do passado nos enérgicos heróis do futuro. Para ver sábado às 16h00 e domingo às 11h30 e às 16h00 no Museu da Marioneta. O bilhete custa 7,50 euros, mas as crianças têm desconto.

festival mascara iberica

Los Toros y los Guirrios de Velilla de La Reina, companhia espanhola que vai participar no Festival da Máscara Ibérica ©Divulgação

Sábado, 9 de maio, é Dia da Europa, mas na Aula Magna celebra-se um dia antes. A partir das 21h00, com entrada livre, o público vai poder ver atuações de Éme, Tó Trips, B Fachada e do Coro Infantil da Universidade de Lisboa. É aproveitar.

A edição portuguesa do álbum Coisa Boa é o pretexto para os concertos do brasileiro Moreno Veloso, primeiro no Cinema São Jorge, em Lisboa, esta sexta-feira à noite, e no dia seguinte no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada. O apelido carrega uma história familiar de peso. É filho de Caetano Veloso, sobrinho de Maria Bethânia e afilhado de Gal Costa, mas a personalidade discreta não quer nada com méritos que não são seus. Coisa Boa demorou a sair e são essas as canções que vai apresentar. Os bilhetes custam 15 euros, ou 10 euros para menores de 25 anos.

DJ, produtor e dono duma editora, a ManMakeMusic. Na sexta-feira, o Lux, em Lisboa, é dele, de George Fitzgerald, a quem colam ao movimento UK House. O britânico residente em Berlim (já é um clássico) acaba de lançar Fading Love e quer mostrar o que vale.

Atenção, fãs da cultura pop japonesa. O Iberanime vai estar no MEO Arena este sábado e domingo, o que significa que o anime, a manga, o cosplay, também. Quem quiser pode participar em workshops de origami, desenho, robótica, escrita japonesa e até aprender a cuidar de bonsais. Os bilhetes para um dia custam 17 euros e para os dois dias 24 euros. As crianças pagam menos.

iberanime

“Cosplay” é uma das atrações do Iberanime. © Fernando Pereira / Global Imagens

Para quem não tem medo de enfrentar filas por um bom hambúrguer, há uma nova hamburgueria Honorato para conhecer, desta vez no Largo Rafael Bordalo Pinheiro. Ali estão reunidas todas as tendências atuais: hambúrgueres, gin, mais de 50 cervejas artesanais e uma parede esculpida por Vhils. A esplanada está para breve, prometem. E a movida do Bairro Alto está logo ali ao lado. Aberto de domingo a quinta-feira das 12h00 à meia-noite, sexta e sábado das 12h00 às 02h00.

E porque o bom tempo pede esplanadas e vistas desafogadas, sugerimos uma visita ao Clube Ferroviário, em Santa Apolónia. Para além dos comes e bebes, lá dentro há música, primeiro com o jazz do duo brasileiro Duoleiro (sexta-feira, às 23h00), e depois com os ritmos quentes de África oferecidos por Kanoa, grupo formado por Alex Louza e Gonçalo Sarmento, da família Terrakota, e Gueladjo Sané, mestre de percussão, fundador do Ballet Nacional da Guiné-Bissau e diretor musical do ballet Batoto Yeto (sábado, às 22h00).

De 9 de maio a 7 de junho, Sintra volta a ser o centro da música romântica com o Festival de Sintra, que se realiza em alguns dos mais emblemáticos palácios do município. Para inaugurar a 50.ª edição, no sábado, o pianista Nelson Freire atua no Centro Cultural Olga Cadaval para apresentar um recital de piano, concerto que assinala ainda a celebração do 70º aniversário do pianista. No domingo, o público vai poder ver o concerto “Jovens Talentos”. Todos os ingressos terão um preço fixo de 10 euros. O valor da bilheteira reverte para o novo espaço do Conservatório de Música de Sintra.

Outro festival, este de jazz. A 34.ª edição do Estoril Jazz arranca este sábado, com os concertos marcados para o Casino Estoril. No primeiro fim de semana do festival é possível ver e ouvir o duo Roseanna Vitro/Kenny Werner (sábado às 21h30, bilhetes a 25 euros) e o trompetista Sean Jones, à frente de um experiente quarteto (domingo às 19h00, 25 euros).

António Chainho vai dar um concerto em casa, que é como quem diz, em Santiago do Cacém. Inserido no festival Terras Sem Sombra, um dos mestres da guitarra portuguesa vai estar acompanhado pelo guitarrista alemão Jürgen Ruck, sábado, às 21h30, na Igreja Matriz de Santiago Maior. A entrada é gratuita.