A epidemia do ébola foi erradicada da Libéria, depois de 42 dias sem registo de novos casos, anunciou este sábado Alex Gasasira, um responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS), em Monrovia. Numa cerimónia oficial com a presença da presidente do país, Ellen Johnson Sirleaf, o responsável anunciou que “hoje, 9 maio de 2015, a OMS declara a Libéria livre da transmissão do vírus do ébola”.

“Quarenta e dois dias passaram desde que o último caso foi confirmado em laboratório. A epidemia na Libéria acabou”, afirmou o responsável, notando ser esta uma “conquista monumental” para o país. A contabilidade foi feita com base no duplo período de incubação máxima do vírus, 21 dias, depois da última morte, sem que tenham surgido novos casos.

Num ano, a Libéria contabilizou mais de 4.700 mortos em 10.500 casos, tendo o pico da epidemia sido entre agosto e setembro de 2014, com o registo de “300 a 400 novos casos semanais”. Alex Gasasira elogiou a determinação do governo e a população do país em combater a epidemia, que foi a pior desde a deteção do vírus em 1976.

A presidente agradeceu à população os seus esforços e lembrou os 189 profissionais que lutaram contra a doença e morreram. Apesar do anúncio, a Libéria terá de manter a vigilância, uma vez que os países vizinhos Serra Leoa e Guiné Conacri ainda enfrentam a epidemia.

No total, o vírus matou mais de 11 mil pessoas, em 26.500 casos identificados, sobretudo na Libéria, Serra Leoa e Guiné Conacri.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR