Quando se fala sobre reciclagem, remetemo-nos à divisão do costume: o cartão e o papel vão para o ecoponto azul, o vidro para o verde, o metal e o plástico para o amarelo e as pilhas para o vermelho. O que faz com que tudo o que seja feito desses materiais seja deitado no ecoponto. Mas a reciclagem acaba por não ser tão básica. Sobretudo quando se fala de embalagens como as caixas de pizza.

De acordo com o que Darby Hoover, especialista de recursos no Natural Resources Defense Council, disse à FoxNews, as caixas de pizza não podem ser recicladas porque o seu material é poroso, e é “particularmente suscetível à contaminação de comida e bebida”.

Todos os amantes da iguaria sabem o estado em que fica uma caixa de pizza no final da refeição: com bocados de bacon soltos, queijo colado e muita gordura impregnada. É precisamente essa gordura, impossível de tirar, que confirma — temos uma caixa de pizza contaminada.

Segundo Ana Loureiro, da Valorsul, a reciclagem ou não reciclagem das caixas de pizza é subjetiva. “Se uma caixa estiver limpa pode e deve ser reciclada, devendo ser colocada no ecoponto azul. Se estiver suja então não deve ser reciclada para evitar a contaminação.” Ou seja, ao colocar uma caixa toda engordurada no meio do cartão limpo do ecoponto azul, essa gordura vai acabar por contaminar o cartão que já lá estava. Ana Loureiro diz que esta é uma daquelas situações em que é preciso “apelar ao bom senso das pessoas”.

No entanto, não só as caixas de pizza têm gordura. Os pacotes de batatas fritas ou os de manteiga têm-na em grandes quantidades. E, até há uns anos, não era possível reciclá-los. Agora, todas estas embalagens podem ser colocadas nos plásticos mistos. Ana Loureiro disse ao Observador que se reciclam “quantidades enormes” de plásticos mistos. O que não é de espantar.

Na categoria do que não pode ser reciclado, independentemente do nível de limpeza, está tudo o que não forem embalagens. Isto inclui brinquedos, que são “uma amálgama muito grande de materiais”, espelhos, vasos ou panelas. Nestes casos, devem ser colocados no contentor do lixo indiferenciado e o seu fim será em aterros ou serão queimados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR