Os 24ºC que se fazem sentir na rua esta segunda-feira no Reino Unido, fazem lembrar aos britânicos o clima português. Sim, é assim. A comparação é dos jornais inglesas que resolveram entrar num desafio de temperaturas connosco. A rivalidade surge em vários títulos,  como é o caso do The Independent. No mesmo jornal pode ler-se que a massa de ar tropical continental vai tornar algumas partes do sul “mais quentes que Portugal”.

Em Inglaterra, o sul do país está a ser atingido por essa massa de ar que torna as temperaturas 10ºC acima do que é normal para o mês de maio. No norte, uma massa de ar marítima também é responsável pelas temperaturas amenas que se fazem sentir. Aliás, segundo os serviços de meteorologia britânicos, este pode ser o mês de maio mais quente de sempre no Reino Unido.

Mas será sol de pouca dura: na terça-feira as temperaturas em Inglaterra vão descer 6ºC em relação ao dia de hoje. Na próxima quinta-feira a chuva regressa ao país, devido a uma baixa pressão vinda do Atlântico e as temperaturas vão baixar para os 14ºC.

Ou seja, já ganhámos. Outra vez.

É que por cá,o calor promete ficar até quarta-feira, com o sul a poder mesmo atingir os 35ºC. À Agência Lusa, o Instituto Português da Atmosfera e do Mar (IPMA) disse que ” espera que as temperaturas máximas rondem os 30 a 34 graus nas regiões do sul, 25 a 30 nas regiões do interior norte e centro e 23 a 27 graus no litoral”.

E embora quinta-feira traga uma descida da temperatura, o fim de semana vai ser tão quente como os primeiros dias desta semana. O dobro do Reino Unido. Uma goleada, portanto!

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR