Há pelo menos dois grupos de investidores chineses a posicionarem-se para comprar o capital do Estado no Banif, adianta a edição de quarta-feira do Jornal de Negócios. O processo de captação de investidores privados para devolver os 825 milhões de euros da ajuda pública está numa fase acelerada, diz o jornal, citando o presidente executivo, Jorge Tomé.

De acordo com o Negócios, estes investidores chineses ainda não terão realizado investimentos relevantes em Portugal. Os chineses têm sido os principais investidores estrangeiros em Portugal, estando a ganhar força no setor financeiro. Depois da compra da Fidelidade pela Fosun, esta holding está na corrida pela compra do Novo Banco, operação que é disputada por mais um grupo financeiro chinês. Também o BESI (Banco Espírito Santo de Investimentos) foi vendido a uma sociedade da China.

Esta terça-feira, o Banif esclareceu em comunicado que ainda não existe à data um processo negocial para a venda da posição do Estado. No entanto, confirma que a instituição tem sido contactada por investidores, ou entidades em seu nome, que têm manifestado o interesse na “tomada de posições relevantes no capital social deste Banco”.

O Banif acrescenta que tem sido mantidos contactos genéricos com tais entidades, todos sob compromissos recíprocos de confidencialidade.

O banco confirma igualmente que está em curso um processo estruturado de venda de 100% do capital da Açoreana Seguros, em parceria com o outro acionista, a Soil SGPS. Mas esta operação está em fase preliminar e ainda não foram recebidas propostas.  O Banif tem 47,69% do capital da seguradora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR