Um homem de fato e gravata está deitado numa floresta. A câmara foca o seu olho, imediatamente antes de se abrir. Plano picado sobre o homem, cheio de escoriações na cara.

Se achou que estávamos a falar da primeira cena da série “Lost”, enganou-se. Mas por pouco. Os primeiros segundos de “Wayward Pines” fazem lembrar totalmente a série de culto estreada em 2004, sem Matthew Fox, mas sim com Matt Dillon, o protagonista da nova mini série da Fox, que estreia esta quinta-feira em simultâneo em mais de 100 países – Portugal incluído.

7 fotos

Ethan Burk, assim se chama o personagem principal, não está perdido numa floresta, mas sim num tempo e num espaço com forma de pequena cidade chamada Wayward Pines, Idaho. Ao agente dos serviços secretos foi dada a missão de encontrar dois colegas desaparecidos. A caminho do lugar, o seu carro é abalroado por um camião e Ethan acorda no hospital de Wayward Pines. Mas parece ser o único paciente. Também não há médicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quando foge do hospital e procura um telefone para contactar a família e os serviços secretos, percebe que algo de muito errado se passa naquela cidade, que tem os seus próprios mandamentos: “Não tente fugir. Não fale do passado. Atenda sempre o telefone. Trabalhe arduamente. Seja feliz. E aprecie a sua vida em Wayward Pines!”.

Baseada na trilogia Pines, escrita por Blake Crouch, a série tem a mão de M. Night Shyamalan (“O Sexto Sentido”, “Sinais” e “A Vila”) e isso nota-se nos mistérios que vão aparecendo a cada episódio. A Fox assume que “Wayward Pines” evoca outra série de culto, “Twin Peaks”, de David Lynch, mas muitos dos seguidores de “Lost” vão sentir-se em casa com a forma como a trama de desenrola.

As caras conhecidas de Hollywood saltam à vista no elenco. Matt Dillon vai contracenar com nomes como Terrence Howard, Juliette Lewis, Toby Jones, Carla Gugino e Melissa Leo, a mostrar como a televisão rivaliza cada vez mais com o grande ecrã.

A primeira temporada vai ter 10 episódios, cada um com cerca de 40 minutos de duração. O primeiro episódio passa esta noite, às 23h10. Que comecem as teorias.