O crédito ao consumo cresceu 27,6% em março de 2015 face ao mesmo mês do ano passado e ascendeu a 439,8 milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados relativos à evolução dos novos créditos aos consumidores, além da subida homóloga de 27,6% verificada entre março de 2014 e março de 2015, os montantes envolvidos subiram 23,6% em março face a fevereiro deste ano.

Por tipo de contrato de crédito, o crédito automóvel voltou a liderar em março nos novos contratos de crédito concedidos, tal como aconteceu no primeiro e no segundo meses do ano: o crédito automóvel com reserva de propriedade e outros (novos) subiu 54,8% em março último face ao mesmo mês do ano passado, para os 30,5 milhões de euros.

No crédito pessoal, nos contratos sem finalidade específica, lar, consolidado e outras finalidades, foi registada uma subida de 24,1% em março, face ao mês homólogo de 2014, para 204,6 milhões de euros, segundo o BdP.

Já os contratos de crédito pessoal com finalidade de educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos baixaram 2,3% em termos homólogos para um total de 1,6 milhões de euros.

Quanto aos novos contratos referentes a cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, houve um aumento de 7% em março deste ano face ao mês homólogo, para 88 milhões de euros.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR