A primeira parte de  “As Mil e Uma Noites” estreou este sábado em Cannes, integrado na Quinzena dos Realizadores. “O Inquieto” durou duas horas, de um total de seis horas de filme, e mereceu uma grande ovação de cerca de seis/sete minutos do público.

Um dos objetivos do filme era traçar um retrato de Portugal entre agosto de 2013 a julho de 2014, “num momento em que o país está sujeito aos efeitos da “austeridade” criados pelo programa de assistência financeira da Troika”, refere o realizador português no texto de apresentação do filme. Uma das histórias de “O Inquiteto” inclui, por exemplo, a vida de alguns desempregados, naquela que é uma simbiose entre ficção e não ficção.

O Teatro Croisette JW Marriott recebeu a ante-estreia do filme. Além do realizador, estiveram presentes atores, jornalistas que ajudaram na recolha das histórias para o argumento, equipa de produção, argumentistas, entre outros. Entre os atores que participam no filme estão Joana de Verona e Carloto Cotta. A segunda parte do filme, “O Desolado”, passa na próxima segunda-feira e a terceira e última parte, “O Encantado”, tem ante-estreia marcada para a próxima quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR