Os cantos subaquáticos guardam inúmeros segredos e não faltam tesouros naturais ainda estão por explorar. Jorge Cervera Hauser é só mais um dos curiosos que se aventurou a explorar os mares do México.

Cervera fotografou durante 4 anos a vida e a biodiversidade existente nas águas mexicanas no âmbito de uma expedição da Pelagic Life, ONG que visa “proteger e promover a sustentabilidade” marítima mexicana.

“Não há nada que se compare à sensação de suster a respiração por mais de um minuto, mergulhar no azul marítimo, e dar de caras com um tubarão em absoluta paz. Foi a verdadeira paixão pelo oceano que me levou a explorar a vastidão do mar, saindo da minha zona de conforto”, confessou Cervera num artigo na Bored Panda. “Na maior parte das vezes [quando mergulhas], sabes que voltas de mãos vazias [sem fotografias]. Mas a única maneira de encontrar o que procuramos é ir ao sítio. Numa ocasião, extremamente rara, um tubarão-martelo conviveu comigo por mais de uma hora. Ai sim, soube que tudo valeu a pena”, acrescentou.

A Pelagic Life promove a riqueza e diversidade dos mares do México que é, segundo o site da organização, uma das águas “mais ricas” e que “mais sofrem da sobrepesca”. Na equipa da organização está a lusodescente Ana Isabel Lagos. 

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR