A cidade canadiana de Medicine Hat lançou um plano de cinco anos, em 2009, para tirar todos os sem-abrigo da rua. Como? Oferecendo-lhes casas. Até ao final do ano, Ted Clugston, mayor da cidade, acredita que o objetivo vai ser atingido. Por enquanto já foram cedidas casas a 885 pessoas que dormiam nas ruas, conta o Huffington Post.

Depois de encontrarem um sem-abrigo, a autarquia tem 10 dias para lhe encontrar uma casa, de acordo com o plano “Housing First”. A razão para esta opção passa pela sustentabilidade económica. De acordo com Ted Clugston, ao dar uma casa a um sem-abrigo, a autarquia poupa nas visitas, na polícia, na justiça, na saúde. “Quando se acaba com esses custos extra, é possível comprar muitas casas pela mesma quantia de dinheiro”, disse Clugston à CBC News.

De acordo com o ministério de Serviços Humanos de Alberta, os apoios aos sem-abrigos custam mais de 100 mil dólares por ano enquanto a ação do “Housing First” não chega a 35 mil dólares. Donald Smith tem 35 anos e é um dos sem-abrigo abrangidos pelo plano. Ao Calgary Herald disse que ficou “chocado” quando recebeu o apartamento T0 em que agora vive.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR