O presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou esta terça-feira que o primeiro-ministro israelita manifestou o seu apoio à realização de um “jogo pela paz” entre as equipas de Israel e da Palestina.

“Um dos assuntos de que falei com o primeiro-ministro [Benjamin] Netanyahu e uma ideia que mereceu o seu apoio (…) foi a organização num futuro próximo de uma partida entre as equipas nacionais de Israel e da Palestina”, disse, em conferência de imprensa após o encontro com o chefe do governo de Israel.

Blatter referiu ainda que esse encontro poderia ser organizado em Zurique, na Suíça, sede da FIFA.

Antes do encontro, Netanyahu afirmou-se disponível para adotar “um certo número de medidas” para ajudar o futebol palestiniano, apesar de criticar a “politização” do futebol, em consequência da tentativa dos palestinianos de excluírem Israel da FIFA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na quarta-feira, o presidente da FIFA tem um encontro previsto com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas.

A 10 de maio, os presidentes das federações de futebol de Israel e a da Palestina reuniram-se em Zurique, na Suíça, com o líder da FIFA.

Após algumas reuniões individuais com responsáveis da FIFA, o israelita Ofer Eini e o palestino Jibril Rajoub juntaram-se nessa data num encontro presidido por Blatter e no qual estiveram outros representantes dos três organismos.

Um dos principais temas em discussão foi o pedido da federação palestiniana para a FIFA suspender a sua congénere israelita, por considerar que esta compactua com uma posição inalterável de opressão e discriminação para com os desportos palestinianos em geral e para com o futebol em particular.

De acordo com a FIFA, as duas federações aceitaram continuar o diálogo, com Blatter a prometer visitar os dois países e reunir-se com os governos locais antes do Congresso da FIFA, marcado para o final de maio.