A pompa tinha de ser tanta, ou maior, que a circunstância e, para a engrandecer, todos apareceram iguais: os jogadores não tinham gravata à volta do pescoço, mas vestiam fato e camisa quando entraram relvado dentro, no Estádio da Luz. Nem Jorge Jesus se safou e acompanhou a equipa na caminhada até à plataforma montada numa das bancadas centrais. Todos ali chegaram, sentaram-se, cruzaram a perna e fizeram o que a ocasião obrigava — assistiram à oficialização do novo contrato de patrocínio do Benfica para as próximas três temporadas. Olá Emirates.

Os rumores já indicavam, há muito, que os encarnados iriam criar uma relação com a companhia aérea sediada no Dubai. Ou melhor, começar uma nova, porque em já em junho de 2014 a Emirates se tornara o patrocinador do futebol de formação do Benfica até 2017. Agora foi a vez de, esta terça-feira, o clube da Luz garantir que terá o slogan “Fly Emirates” estampado nas camisolas da equipa principal até ao final da época 2017/2018. “O Benfica vai fazer parte de uma elite mundial onde muitos gostaria de estar, mas poucos o conseguem fazer”, disse Luís Filipe Vieira, presidente encarnado.

E tinha razão porque no grupo de amigos patrocinados pela Emirates estão o Real Madrid, o Arsenal, o Paris Saint-Germain, o AC Milan, o Hamburgo e o Olympiakos — os ingleses, os gregos e os franceses são os únicos que não têm uma parceria com a Adidas para o fabrico dos equipamentos e material desportivo (são da Puma e da Nike, já agora). O contrato entra em vigor a 1 de julho, após terminar o vínculo entre o Benfica e a Portugal Telecom (PT), a quem Vieira agradeceu por ter sido o principal patrocinador do clube “durante a última década”. Já sobre números o presidente não quis dizer nada: “Aquilo que podemos adiantar é que estamos felizes e é um bom acordo.”

Se não há palavras que os confirmem, temos que ficar pelos rumores. E o que os rumores suspeitam é que esta acordo possa render ao Benfica quase 10 milhões de euros por ano, mais do dobro dos cerca de 4,5 milhões que recebia do contrato com a PT. O evento serviu também para Luís Filipe Vieira apresentar a nova camisola do clube para a próxima época. É simples: é toda vermelha, sem ornamentos, tem um “Fly Emirates” estampado na frente, uma gola-que-não-é-gola branca e três riscas brancas nas mangas.

No evento também estavam jornalista e as primeira perguntas que se fizeram até foram sobre várias coisas que ocorreram no domingo, durante os festejos do 34.º título de campeão nacional. Vieira não respondeu a nada. E pronto, o Benfica já tem patrocinador oficial para as próximas três épocas. Resta o FC Porto e o Sporting arranjarem as suas soluções — porque a PT também não renovou os contratos com dragões e leões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR