Uma ação de fiscalização levada a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em Viana do Castelo resultou na apreensão de cerca de 13 toneladas de queijo “falso”. Um processo-crime já foi instaurado.

Durante a ação, feita a um armazenista no distrito de Viana do Castelo, a ASAE encontrou várias paletes de um produto semelhante a queijo em barra. Este tratava-se, porém, de “análogo de queijo”, que era comercializado com se fosse queijo.

O “análogo de queijo” é um produto de origem vegetal que, pela sua composição, denominação e apresentação comercial, é facilmente confundível com queijo. O seu valor comercial, muito inferior, permite que tenha um preço mais baixo.

“A substituição de parte dos componentes de leite por outros, de origem vegetal e com menor valor comercial, permitem que o produto final tenha um preço inferior ao do queijo, enviesando deste modo uma sã e leal concorrência”, referiu a ASAE num comunicado.

Ao todo, foram apreendidos 13.400 quilos, no valor aproximado de 31 mil euros. A ASAE já instaurou um processo-crime por fraude sobre mercadorias. A multa prevista para este tipo de delito pode variar entre os 10 mil e um milhão de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR