“O descanso é sagrado. Vá descansar”, sugere Liz Wiseman na sua conta do Twitter. A diretora executiva do Wiseman Group, uma empresa dedicada a ensinar técnicas de liderança a executivos de todo o mundo, afirma que tirar um “dia sabático” por semana faz com que a mente fique mais clara, permitindo ter uma abordagem mais criativa aos problemas. Em entrevista à revista Fortune, Liz dá-lhe 5 dicas para beneficiar do “poder da pausa”.

“Toda a gente merece pelo menos um dia para relaxar completamente”, afirma Liz. Para a empresária, o dia eleito é o domingo.

“Nos domingos, desligo-me do mundo. Para mim (…) é uma oportunidade para descansar das responsabilidades e de me focar noutras atividades importantes como ir à igreja e a família.”

Todos os domingos, depois de ir à missa, Liz deita-se no sofá e fica a ler até chegar a hora de ir ao jantar de família semanal – uma tradição que perdura na família há 20 anos. “A minha rotina de domingo pode variar, mas há uma coisa que permanece constante: eu nunca trabalho”. Para a empresária, fazer também uma pausa diária é mais que uma forma de manter a sanidade: “aguça as nossas mentes”, explica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Quando o nosso córtex pré-frontal está muito focado numa tarefa, não consegue combinar a informação que estamos a tratar com a informação que já temos armazenada na nossa memória”, explica Liz, baseando-se num estudo científico feito nesta área. “Quando fazemos uma pausa, ocorrem conexões neuronais que nos levam a ter novas ideias”, afirma.

Ficam as 5 dicas da presidente do Wiseman Group para tirar o maior partido do “poder da pausa”:

1. Retire-se: fuja do mundo digital e desligue o computador. Vá para um local diferente e não leve consigo dispositivos eletrónicos durante um dia. Em alternativa, faça uma longa caminhada e/ou conecte-se à natureza;

No iPhone

2. Descanse: Ponha o trabalho de lado, seja profissional ou doméstico. Tome um longo banho ou faça uma sesta (esta última sugestão pode não ser muito recomendável a pais com filhos pequenos… Mas fica a ideia);

relax-pic

3. Leia: Mergulhe num bom livro, leia o jornal ou a sua revista preferida. Mas certifique-se que o que vai ler tem mais de 140 caracteres (como um tweet) ou um post de um blog.

read

4. Relacione-se: Saia com amigos próximos ou familiares e tenha conversas “não-virtuais”. E em vez de arrastar os seus filhos consigo, experimente deixá-los guiar. Vai ver o mundo de maneira diferente.

friends

5. Reagrupe-se: Reúna-se com um grupo, seja a família ou a sua comunidade. Comece um “clube” de almoços ao domingo, ou se já tem um grupo coeso, convide alguém de fora para se juntar a si.

3d-happy-family-1