No quinto aniversário do programa que Michelle Obama lançou para promover hábitos mais saudáveis entre os norte-americanos – o “Let’s Move!” -, há um desafio que está a contagiar o país. E a Casa Branca. A primeira-dama dos Estados Unidos da América quer que os cidadãos mostrem cinco coisas que andem a fazer para ter uma vida mais saudável, desde exercício físico a mudança nos hábitos alimentares, sob a hashtag (etiqueta) #GimmeFive. E até o marido entrou na corrida.

Barack Obama quis mostrar como é que até um presidente de um país como os EUA consegue integrar hábitos saudáveis no seu dia-a-dia, entre compromissos internacionais e as exigências dos serviços secretos. São cinquenta segundos que começam com Obama a felicitar a mulher e terminam com um desafio: afinal, o que é que a primeira-dama faz para se manter saudável?

O vídeo de POTUS (President Of  The United States) foi publicado na conta da Casa Branca no Twitter a 13 de maio e cinco dias depois, a FLOTUS (First Lady Of The United States) respondeu, com um outro vídeo que tem agitado as redes sociais. São 35 segundos em que se vê a primeira-dama a a saltar à corda, a fazer abdominais ou a praticar boxe. De calças e top preto, ténis e luvas de boxe. Banda sonora: “Pop it Hard”, de Laurence D. Holcombe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O “Let’s Move!” é uma iniciativa que a primira-dama norte-americana lançou em 2011 para tentar acabar com a obesidade infantil. “Para que as crianças possam crescer mais saudáveis e capazes de perseguir os seus sonhos”, lê-se no site da iniciativa. Para que isto aconteça, o movimento pretende informar melhor os pais, promover uma alimentação mais saudável nas escolas e assegurar que as famílias têm acesso a alimentos saudáveis e a preços acessíveis.

Em setembro de 2013, os fundadores da empresa portuguesa Nutri Ventures – responsável pela criação e produção da série de animação infantil, que vida ajudar a combater a obesidade infantil – estiveram na Casa Branca, juntamente com marcas como a Coca-Cola ou Disney, para falar sobre marketing alimentar para crianças. Em março de 2014, assinaram um acordo com a Partnership for a Healthier America, organização não-governamental apadrinhada por Michelle Obama, para disponibilizar materiais pedagógicos a 60 mil escolas primárias do sistema público.