Tem uma conexão à Internet lenta? O sinal da rede sem fios só chega a meio do corredor? A BBC juntou quatro dicas que podem ajudar a melhorar a sua cobertura doméstica de Wi-Fi. Não se preocupe, pois não são coisas muito complicadas. Há pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença.

 

1. Verifique se tem o router num local adequado

Comece por perceber se o router — o aparelho responsável por espalhar o sinal pela sua casa — está posicionado num sítio adequado.

Há muita gente que o esconde num canto da casa para não interferir com a decoração. Mas estes dispositivos funcionam por ondas de rádio, que vão ficando cada vez mais fracas à medida que encontram obstáculos. Portas, cortinas, livros ou — principalmente — paredes são algumas das barreiras que impedem o sinal de chegar ao seu computador, smartphone ou tablet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Solução: se possível, coloque o router num sítio alto e no centro da casa, já que as ondas de rádio se espalham em todas as direções. Tente também que o sítio escolhido fique perto dos locais onde mais utilizará a Internet (sala, escritório…).

 

2. Mude o canal do router

Hoje em dia, é um privilégio ser-se o único com rede sem fios nas redondezas. Algo que é praticamente impossível, sobretudo nas cidades.

As redes sem fios funcionam em canais numa determinada frequência. É possível que a sua rede Wi-Fi e a dos seus vizinhos estejam a funcionar no mesmo canal. Isto não só torna a conexão mais lenta como pode originar interferências que diminuem a performance do router.

Solução: procure qual é o canal mais livre na sua zona, utilizando uma aplicação como a WiFi Analyzer (para Android). Depois, altere as configurações do router para que funcione nesse mesmo canal. Uma vez que as opções de configuração são diferentes de router para router, utilize o manual de instruções do aparelho, ou contacte o seu fornecedor de serviços.

 

3. Proteja-se contra quem lhe quer roubar a conexão

Se a sua ligação ainda estiver lenta, é possível que alguém a esteja a usar sem a sua autorização. Alguém na zona pode ter descoberto a sua senha de acesso e está a utilizar a sua rede, diminuindo a qualidade da mesma.

Solução: algumas aplicações permitem saber quantos dispositivos estão conectados a uma rede. Contudo, o melhor a fazer é alterar de imediato a password de acesso, nas opções do router. Se souber o endereço MAC (Controlo de Acesso ao Meio) de cada um dos seus dispositivos, também poderá optar por permitir o acesso somente a esses endereços, bloqueando a ligação a todos os outros dispositivos.

 

4. Melhore o alcance do seu router

Em último caso, o seu plano de Internet pode ser lento por natureza. Mas se está convencido de que esse não é o caso, terá de optar por uma solução que melhore o alcance do seu router (ou compre um router novo, com maior alcance), sobretudo se vive numa casa com paredes muito grossas.

Solução: se só utiliza a Internet no computador, opte por utilizar um cabo de rede Ethernet, ao invés da rede sem fios. Também poderá adquirir um repetidor (com o inconveniente de este ter de estar sempre conectado por cabo ao router). Uma outra solução passa por utilizar um dispositivo PLC (Power Line Communication), que utiliza a sua rede elétrica para expandir o alcance do sinal.