O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dedicou o título de campeão nacional de futebol a todos os adeptos do clube, em Portugal e no mundo, sublinhando que se trata de uma celebração global.

“Este título é de Portugal, de norte a sul. Este título não foi ganho contra ninguém, nem exclui ninguém. Este título é de todos. Foi celebrado em todo o mundo, nas nossas comunidades de emigrantes, em África, no Brasil ou em Timor. É um título que celebra o Benfica no mundo”, afirmou.

Vieira, que nos seus 11 anos e meio de gestão viu o Benfica vencer o campeonato quatro vezes, falava durante uma receção aos bicampeões nacionais no salão nobre da Câmara Municipal de Lisboa, em frente à qual se juntaram algumas centenas de adeptos.

“Há um ano, quando aqui estivemos assumi o meu compromisso em tudo fazer para poder ganhar o direito de aqui voltar este ano. Fizemo-lo com mérito, com o querer e a paixão que só os grandes campeões têm. Fizemo-lo porque acreditámos no trabalho desenvolvido e porque tivemos o apoio do maior e melhor manto do mundo, os nossos sócios e adeptos”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O dirigente fez assim uma alusão implícita às palavras do treinador do FC Porto, o espanhol Julen Lopetegui, segundo o qual o seu homólogo do Benfica, Jorge Jesus, tinha uma tarefa facilitada porque estava sob um “manto protetor”.

O presidente do Benfica não esqueceu os incidentes no Marquês de Pombal aquando dos festejos do campeonato, reiterando no entanto que o que aconteceu “não retira o brilho” da conquista.

“Não há violência que se possa desculpar, mas este título não fica refém de uma minoria de arruaceiros que, nada tendo que ver com o futebol, mancharam a festa de celebração no Marquês. Mas o que aconteceu nesse domingo não retira o brilho, o mérito nem o valor desta conquista”, afirmou.

Luís Filipe Vieira foi mais longe na análise aos incidentes, acrescentando que “tão condenável como a violência é a demagogia dos que só criticam e nunca reconhecem o trabalho e o esforço realizados”.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, felicitou o Benfica pela vitória no campeonato, que para o autarca deve-se à “persistência e estabilidade” do clube da luz.