As mulheres que frequentam o ensino superior admitem copiar mais do que os homens nos exames, indica o estudo da Universidade do Porto “Integridade Académica em Portugal” a que a Lusa teve acesso.

Dados de um inquérito a 4028 estudantes de todo o país revelam que “efetivamente as raparigas apresentam uma propensão à cópia em exame superior à dos rapazes, com 63,3% das alunas a admitir ter copiado em exame contra 54,9% dos alunos“, avançou à agência Lusa Aurora Teixeira, professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e investigadora do Observatório de Economia e Gestão e Fraude (OBEGEF), que liderou o estudo científico.

“As meninas revelam-se mais prevaricadoras no que diz respeito à cópia em exame e nomeadamente na cópia pelo colega do lado”, referiu a especialista, explicando que apesar de as mulheres estarem sobrerepresentadas na amostra (68,8%), os dados da propensão à cópia e outros comportamentos desviantes estão em termos relativos.

O estudo revela também que são as mulheres que mais pedem para assinar as aulas por si aos colegas.

Segundo explicou a investigadora, normalmente são os homens, por terem caráter de maior risco, que aparecem na literatura como sendo os mais prevaricadores, mas no novo estudo “Integridade Académica em Portugal” tal não aconteceu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O estudo revela também que o copianço tanto é admitido por estudantes com inclinação religiosa (62,1%) como por estudantes sem inclinação religiosa definida (58,2%). “Não há diferenças significativas entre estudantes de acordo com a sua inclinação religiosa ou falta dela”, disse a investigadora.

Em termos das classificações, são os estudantes com mais baixas classificações que têm maior propensão a cometer fraude académica.

Um outro dado a destacar é o facto de a reciclagem de trabalhos de uma disciplina para outra ter maior prevalência em estudantes com melhores médias. O facto explica-se porque os estudantes que têm boas notas nos trabalhos tendem a reciclá-los para outras disciplinas, considerou Aurora Teixeira.

Quarenta por cento (dos estudantes inquiridos admite ter pedido a colegas para assinar por si na aula (as presenças na aula) e a maioria deles são os “estudantes dirigentes associativos” (65,1%) e não os estudantes trabalhadores (21,9%)”, como se poderia pensar, acrescenta a investigadora Aurora Teixeira.

O estudo intitulado “Integridade Académica em Portugal” está distribuído por graus de ensino – desde a licenciatura (1.º ciclo), mestrado integrado e mestrado (2.º ciclo), até ao doutoramento (3.º ciclo) e pós-graduações, abarcando escolas e subsistemas universitário e politécnico e ensino público e o privado.

O objetivo do estudo científico foi “caracterizar a situação portuguesa dos estudantes inscritos no ensino superior no que se refere aos diversos comportamentos e condutas desviantes em termos académicos, designadamente cópia em exames e plágio”, revela também que são as mulheres que mais pedem para assinar as aulas por si aos colegas.

O inquérito foi transversal, pois houve inquiridos nas várias áreas de estudo, que vão desde as ciências sociais, passando pelas artes e humanidades, até às engenharias.

A investigadora considera que há “regras apertadas” no ensino superior português sobre os comportamentos fraudulentos nas universidades e salvaguardou que existem “sanções relativamente fortes”. No entanto, a especialista considera que a vida académica, que classifica de “muito burocrática”, devia ser mais “simples” e mais “célere” para ser mais eficaz.

A investigadora defende que as boas práticas no ensino superior e os códigos de conduta e ética devem ser defendidos e aplicados não só pelos professores, mas também pelos estudantes.

O inquérito foi implementado em março e abril deste ano.