O leilão solidário de uma guitarra do antigo líder dos Dire Straits, o músico britânico Mark Knopfler, tem início esta terça-feira, numa iniciativa do Festival cooljazz, através do Programa Oeiras Solidária, da edilidade local.

A guitarra será autografada em palco pelo músico, abrindo o seu concerto em Oeiras, no dia 28 de julho, no Parque dos Poetas, em Oeiras, nos arredores de Lisboa.

A receita do leilão vai reverter na totalidade para a instituição de solidariedade social CerciOeiras, “para a aquisição de material técnico essencial para o bem-estar dos utentes da instituição, como cadeiras de rodas e gruas de transferência, um desumidificador para o tanque de hidroterapia e até mesmo uma carrinha de nove lugares, dependendo do valor angariado”, disse à Lusa fonte do festival.

O leilão é realizado “online”, através da plataforma “esolidar“, e decorrerá até ao dia 30 de junho. O valor de base de licitação da guitarra é de 499 euros, e cada interessado pode aceder à plataforma e fazer o seu lance. Quem fizer o maior lance e ficar com a guitarra, receberá ainda um bilhete para o concerto de Mark Knopfler.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mark Knopfler, de 65 anos, natural de Glasgow, na Escócia, vai apresentar o novo álbum “Tracker”, assim como alguns êxitos da sua carreira, no concerto em Oeiras.

A 12.ª edição do Festival edpcooljazz realiza-se nos Jardins do Marquês de Pombal e no Parque dos Poetas, de 19 a 31 de julho.

Entre os nomes já confirmados estão Chick Corea & Herbie Hancock, que atuam no dia 19 julho, João Gil, que estreia o projeto “Non-Finito”, garantindo a primeira parte do concerto de António Zambujo, no dia 23, e a cantora, compositora e multi-instrumentista inglesa Lianne La Havas, no dia 26 de julho, que se estreia em Portugal.

Mark Knopfler atua no dia 28 de julho e, no dia seguinte, canta Melody Gardot, sendo a primeira parte garantida pelo músico brasileiro Pierre Aderne. No dia 30 atua Lionel Richie e, no dia seguinte, 31 de julho, a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Desde 1994, o festival conta “mais de 120 concertos, tendo juntado mais 275.000 pessoas”, segundo a organização.