Foi criada a primeira micro-casa totalmente sustentável. Desenhada pelo atelier de arquitetos eslovaco Nice Architectsa casa pré-fabricada é alimentada por energia solar e eólica. Pode ser utilizada para habitação (cabem dois adultos), como hotel “pop-up”, ou mesmo como uma estação de abastecimento para carros elétricos. O preço será anunciado no último trimestre de 2015, altura em que o atelier aceitará as primeiras encomendas.

Ecocapsule-01-centered

Nice Architects

A história da Ecocapsule remonta a 2008, quando o estúdio participou na competição de ideias Andes Sprout Society e apresentou o conceito de micro-casa sustentável. Chamava-se então Ecocapsule v1 e tinha três caraterísticas: design arredondado para minimizar perdas de energia, capacidade de armazenamento de água e mobilidade.

Apesar de o conceito não ter ganho a competição, foi considerada pelo site inhabitat.com como um dos projetos mais interessantes do concurso. Na altura, choveram pedidos para o projeto ser desenvolvido. Apesar da tecnologia disponível em 2008 não permitir a criação de uma casa totalmente independente em termos energéticos, arrancou nesse ano o projeto Ecocapsule, que ficou concluído em 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Equipada com um sistema duplo de produção de energia, a Ecocapsule permite produzir e armazenar uma quantidade massiva de energia na bateria, para ser utilizada em períodos de pouca produção.

Schemes - Energo

Nice Architects

A forma esférica da micro-casa foi cuidadosamente desenhada para maximizar a recolha da água da chuva e do orvalho. Os filtros instalados na membrana da Ecocapsule permitem purificar 99,999% das bactérias da água, tornando qualquer fonte de água natural adequada para beber. O design esférico foi também especialmente criado para ajudar à poupança de energia.

As paredes da “smart house” foram preenchidas com um isolador térmico de desempenho ultra-eficiente que protegem os habitantes do ambiente exterior e ajudam a casa a alcançar um desempenho energético mais eficiente.

A mobilidade também foi uma das preocupações da Nice Architects. A Ecocapsule foi optimizada para permitir um transporte fácil. Cabe num contentor de transporte de tamanho standard e pode ser atrelada a um automóvel para ser utilizada como uma auto-caravana.

Schemes - Transport

Nice Architects

As primeiras encomendas vão chegar aos seus destinatários no início de 2016. A Ecocapsule será inicialmente produzida em versão única sendo que as outras opções serão mais tarde apresentadas pela empresa.