Depois da estreia mundial na Quinzena dos Realizadores em Cannes, o filme “As Mil e Uma Noites”, de Miguel Gomes, vai poder ser visto pela primeira vez em Portugal no festival Curtas Vila do Conde, que vai acontecer entre 4 e 12 de julho no Teatro Municipal de Vila do Conde.

O filme “As Mil e Uma Noites” tem uma duração total de mais de seis horas e está dividido em três partes: “O Desolado”, “O Inquieto” e “O Encantado”. O festival vai abrir com a primeira parte, no dia 4 de julho. Os outros dois capítulos serão projectados noutras datas ainda a confirmar.

O elenco de “As Mil e Uma Noites” conta com a participação de atores amadores e profissionais, como Crista Alfaiate, Luíza Cruz, Adriano Luz, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Carloto Cotta e Rogério Samora. Os atores amadores são, muitas vezes, as pessoas em cujas histórias pessoais o filme se baseou.

Durante a produção desta obra, o realizador Miguel Gomes contou com a participação de uma equipa de três jornalistas cuja missão era encontrar, pesquisar e escrever histórias que estivessem a acontecer em Portugal entre agosto de 2013 e agosto de 2014. As reportagens que resultaram desse trabalho estão disponíveis no site oficial do filme e foi nelas que os guionistas do filme (Mariana Ricardo e Telmo Churro, além do próprio Miguel Gomes) se inspiraram.

Para já, “As Mil e Uma Noites” ainda só foram exibidas em Cannes, entre 16 e 20 de maio. O filme foi recebido com entusiasmo pela imprensa internacional. Num ranking que agrega as avaliações de críticos de cinema de todo o mundo, a obra de três partes de Miguel Gomes é considerado o melhor filme de todos os festivais de cinema de Cannes do ano de 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR