O livro Diamantes de Sangue, do jornalista angolano Rafael Marques, vai continuar disponível em Portugal, confirmou ao Observador Bárbara Bulhosa, diretora da Tinta-da-China. Uma edição italiana está prevista para junho.

Rafael Marques está envolvido num processo de difamação a propósito da publicação de Diamantes de Sangue, um relatório sobre a violação dos direitos humanos na exploração de diamantes na região das Lundas, em Angola. Na quinta-feira, foi condenado a seis meses de prisão com pena suspensa. Um acordo realizado com os queixosos prevê ainda a proibição da republicação da obra, assim como a sua disponibilização online.

Bárbara Bulhosa garante, porém, que não irá acatar a decisão do tribunal. “Não percebo porque é que tenho de o fazer. Não têm jurisdição na Europa”, disse ao Observador, admitindo que, “enquanto não tiver problemas por aqui”, a obra continuará disponível. Uma edição italiana, a cargo da editora Clandestine, está prevista para junho.

A Tinta-da-China pretende ainda propôr ao autor o lançamento de um livro sobre “todos os acontecimentos” ocorridos desde o início do processo, em 2012. “Estou totalmente disponível” para publicar a obra, referiu a diretora. “Quero fazê-lo o mais rápido possível. Este processo deve mesmo ser contado”.

A diretora da Tinta-da-China admite que a história poderá relatar também as dificuldades que o jornalista enfrentou durante a investigação. A editora ainda não entrou em contacto com Rafael Marques, mas Bárbara Bulhosa já tem um título em mente — Processo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR