Organizações humanitárias preparam-se para lançar um apelo com vista à angariação de 500 milhões de dólares (454 milhões de euros) para a crise humana criada pelo grupo Estado Islâmico no Iraque, informou hoje a UNICEF.

O anúncio surge na véspera do encontro em Paris da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos que combate o movimento extremista no Iraque e na Síria.

“A situação humanitária no Iraque está perto do desastre! Precisamos urgentemente de recursos adicionais de modo a continuar a facultar assistência”, informou Philippe Heffinck, representante da UNICEF no Iraque em comunicado.

Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), oito milhões de iraquianos carecem de ajuda humanitária urgente, em particular cerca de três milhões que foram forçados a abandonar as suas casas desde o início da ofensiva dos ‘jihadistas’ em junho de 2014.

O acesso tem sido, contudo, dificultado pelos combates no terreno e a falta de fundos está mesmo a colocar a ajuda humanitária em causa, segundo a UNICEF.

Face a essa situação, todas as organizações atualmente ativas no Iraque vão lançar, na quinta-feira, em Bruxelas, “um apelo para a angariação de quase 500 milhões de dólares para cobrir as operações de assistência nos próximo seis meses”, indicou a agência da ONU.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR