Isabel dos Santos estará próxima de fechar a compra da principal empresa do grupo Efacec, a Efacec Power Solutions, junto dos dois maiores acionistas, o grupo José de Mello e a Têxtil Manuel Gonçalves. Segundo os jornais Económico e Expresso, o negócio que tornará a empresária angolana, filha do presidente José Eduardo dos Santos, na principal acionista da empresa de engenharia, deverá ficar fechado nos próximos dias.

Fonte oficial do Grupo José de Mello, que tem 50% da Efacec, contactada pelo Observador, não comenta a operação. Também não há comentários oficiais da parte da empresária angolana. Uma fonte próxima das negociações confirma contudo que a operação está praticamente concluída e que o contrato deverá ser assinado em breve.

A transação prevê a entrada de Isabel dos Santos no capital da Efacec Power Solutions, onde os acionistas portugueses passarão a ter uma participação minoritária, através da holding Efacec. As negociações com a empresária angolana para a venda da Efacec decorrem já há vários meses, tendo sido noticiado pelo Diário Económico que o negócio poderia rondar 200 milhões de euros.

A Efacec é uma empresa industrial de soluções de engenharia, com forte atividade na área da energia. A empresa foi recentemente alvo de um processo de reestruturação, em resposta a uma elevada dívida bancária. A Efacec era um dos grandes devedores à banca que foram escrutinados pelo Banco de Portugal no quadro do exercício ETRICC que levou à descoberta do buraco nas contas da Espírito Santo Internacional. A entrada de um novo investidor faz parte do plano de reestruturação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR