A pequena sereia que chegou às livrarias portuguesas não deve nada à Disney mas sim ao imaginário nacional. A Sereia e os Gigantes, novo livro de uma das mais talentosas autoras de literatura infantil, Catarina Sobral, é inspirado na antiga lenda da Praia da Rocha, no Algarve, tal como narrada na coletânea Lendas Portuguesas, de 1988.

Na verdade, quem abrir as páginas coloridas deste volume vai encontrar algumas diferenças em relação à história que continua a ser contada por pescadores e guias turísticos, uma vez que a ilustradora deu o seu próprio cunho ao triângulo amoroso onde o mar e a montanha, feitos gigantes erguidos por lápis de cera, tentam conquistar uma sereia.

SereiaGigantes_pp1

© Catarina Sobral

“Na lenda original quem disputa o amor da sereia são um pescador e um serrano, mas eu achei que era mais giro ter personagens abstratas, até para explicar porque é que há tantas rochas na Praia da Rocha”, diz Catarina Sobral ao Observador. A autora criou este livro depois de vencer o Prémio Internacional de Ilustração da Feira do Livro de Bolonha, em 2014, um dos mais importantes galardões da literatura para crianças, e por isso mesmo ele foi originalmente publicado pelas SM Ediciones com o título La Sirena y los Gigantes Enamorados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eles gostam de ter histórias relacionadas com os países vencedores e encaminharam-me nesse sentido”, diz a autora, que foi pesquisar lendas nacionais e se rendeu à da praia onde passou vários verões quando ia de férias para o Algarve.

SereiaGigantes_pp4

© Catarina Sobral

Por vezes seguindo o mesmo esquema de páginas opostas do premiado O Meu Avô, o livro divide-se como a própria sereia: metade terra, metade mar, de um lado pássaros, árvores, folhas e flores, do outro peixes, ondas, corais e navios, na luta dos gigantes para impressionar.

Para quem quiser saber quem ganha o coração da sereia enquanto espera por um autógrafo personalizado, é marcar na agenda: a obra é lançada na Feira do Livro de Lisboa a 13 de junho, às 16h00, com a presença da autora.

ASereia_CPweb

Nome: A Sereia e os Gigantes
Autora: Catarina Sobral
Editora: Orfeu Negro
Preço: 13,50€