É quase verão. O tempo quente puxa por uma esplanada junto ao mar, uma imperial… e que tal uma taça de caracóis para acompanhar? Esqueça. “Estes animais sentem” e “sofrem” quando “são instrumentalizados apenas para satisfazer o palato de quem os procura como petisco”. Estas são as palavras usadas pelo grupo de ativistas Acção Directa no contexto de uma ação de sensibilização “contra o uso e exploração de caracóis” lançada no Facebook nos últimos dias. A campanha já se tornou viral nas redes sociais, e no Twitter há até uma hashtag#PoeCaracoisNoTituloDeUmFilme. Os apelos estão a dividir a Internet: salvem o animal ou… salvem o petisco.

O consumo de caracóis — “cozidos vivos e tão frequentemente consumidos nas épocas mais quentes do ano” — é uma “exploração” dos animais, escrevem os ativistas no Facebook. Na página, encontram-se as imagens da campanha que mostram vários ativistas a segurar dois cartazes: numa mão a fotografia (bem focada) de um caracol, noutra o texto: “Gostava de ser cozido vivo? Ele também não”.

caracol1

caracol2

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

caracol3

A Acção Direta pretende “encetar campanhas e acções de consciencialização que visam a promoção do veganismo e a libertação animal (sem aspas)”, segundo a sua página oficial de Facebook. 

Os utilizadores do Facebook teceram alguns comentários: uns mais sérios, outros com humor.

“Boa noite! Sou contra a morte de caracóis e caracoletas e venho por este meio informar-vos da criação de um grupo de acção radical extremista com o objetivo de parar a chacina de caracóis, caracoletas e afins a que estes têm estado sujeitos nos últimos anos! Vamos acabar com o holocausto dos moluscos gatrópodes terrestres de concha espiral calcária!”, escreveu um utilizador.

“”Sim??? E as lagostas??? E as couves não são seres vivos também?”, escreveu outro utilizador

“A vossa droga deve ser muita boa lol :D”, transmitiu um terceiro membro do Facebook

No Twitter já há vários comentários e hashtag “#PoeCaracoisNoTituloDeUmFilme”, criada na sequência da campanha, está a divertir muitos utilizadores:

https://twitter.com/sobrerui/status/605728074605449216