Maria Ángeles Durán, mulher galega que se intitula como “dona” do Sol, vai levar o site de compras online eBay a tribunal. Aparentemente, o eBay bloqueou a venda de pedaços de terrenos do Sol por considerá-los um bem inatingível, mas Durán não concorda e considera que os seus raios “podem-se tocar”.

A mulher reclamou a posse do Sol em 2010 e começou o seu próprio negócio em 2013, vendendo pedaços do astro a 1 euro por metro quadrado. Era possível aceder aos produtos de Durán aqui. Após ter cerca de 600 pedidos, o eBay bloqueou o site de Durán em 2014. Agora, a Durán vai processar a companhia de comércio online.

Maria Ángeles Dúran afirma que, apesar de não autorizar a venda dos terrenos solares, o eBay quebrou o contrato ao cobrar 101 euros de comissão. Agora, Durán exige que o eBay lhe pague 10 mil euros em compensação.

O eBay defende que a venda de Durán tem todos os critérios necessários para ser uma burla, porque o Sol não pode ser tocado ou transportado. O Sol, como qualquer estrela, é uma gigantesca bola de gás quente, composta por cerca de 70% de hidrogénio e cerca de 28% de hélio. Logo, não existem terrenos no sol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O eBay assegura que Durán enviava aos compradores um documento de propriedade, semelhante à compra de um carro ou de uma casa.

“Proprietária do Sol, estrela do tipo G2 espectral, que se encontra dentro do sistema solar, situada a uma distância média da Terra de, aproximadamente, 149 milhões quilómetros”, lê-se na ata legal de propriedade.

O Tribunal de Primeira Instância 5 de Alcobendas, em Madrid, considerou as queixas de Durán legitimas e que o caso não podia ser ignorado. O julgamento está marcado para meados de julho.