Através da Winterfell, sociedade em que detém a maioria do capital, a empresária angola Isabel dos Santos concretizou nesta quinta-feira a compra de 65% das acções da Efacec Power Solutions. O investimento realizado pela empresa dominada pela filha de José Eduardo dos Santos, presidente de Angola, totalizou 200 milhões de euros, de acordo com fonte próxima da empresa compradora.

O negócio “visa reforçar financeiramente a empresa portuguesa, aumentar a sua capacidade de investimento e atuação no mercado e relançar a sua estratégia de internacionalização através de uma orientação para áreas e geografias em que detém capacidades competitivas superiores”, refere um comunicado da Winterfell. A Efacec Capital vai manter uma posição de 35% no capital social da Efacec Power Solutions.

A Efacec Power Solutions atua na área da produção de equipamentos de energia, incluindo “transformadores, aparelhagem, automação e mobilidade eléctrica”, além de prestar serviços no setor da engenharia. O volume de negócios situa-se “em cerca de 500 milhões de euros por ano, conta com aproximadamente 2500 colaboradores e opera em 80 países”.

O comprador considera o investimento efetuado como “estratégico e de longo prazo”, numa operação que terá, ainda, de receber o aval da Autoridade da Concorrência. O negócio foi realizado com o apoio do BPI Corporate Finance e da consultora PwC “como assessores financeiros” e a sociedade de advocacia PLMJ na assessoria jurídica. A ENDE – Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade de Angola é parceira minoritária na Winterfell.

O grupo Efacec é detido pelo Grupo José de Mello e pela Têxtil Manuel Gonçalves.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR