A Força Aérea israelita bombardeou hoje com mísseis ar-terra várias instalações militares na Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de ‘rockets’, esta noite, informaram testemunhas e fontes oficiais à agência Efe.

Os aviões israelitas sobrevoaram intensamente a Faixa de Gaza antes de lançar diversos projéteis no norte centro e sul do território.

Bombeiros e ambulâncias deslocaram-se para a zona, embora segundo fontes médicas palestinianas não se tenham registado feridos.

A polícia e as forças de segurança do movimento islamita Hamas evacuaram vários edifícios e instalações militares em diversos pontos da zona por receio de ataques como represália.

Pelo menos um míssil foi dirigido contra uma instalação de treino das brigadas Al Kasam, braço armado do Hamas.

“Em resposta aos ‘rockets’, a Força de Defesa de Israel atacou sítios terroristas em Gaza. Ontem [quarta-feira] dois ‘rockets’ foram disparados contra o sul de Israel a partir da faixa que caíram em zonas abertas perto das cidades de Ashkelon e Netivot sem que se informasse de feridos. É o segundo ataque desde Gaza nos últimos dez dias”, afirmou o exército israelita em comunicado.

O porta-voz militar, tenente-coronel Peter Lerner, assinalou que os ‘rockets’ “colocaram em perigo mais de 140 mil vidas israelitas”.

“Os israelitas e palestinianos merecem vidas normais, mas, em troca, o Hamas escolhe usar a Faixa de Gaza como uma plataforma de lançamento de ataques com ‘rockets’. O exército atua contra a agressão, contra os que tentam aterrorizar Israel e atua para proteger os israelitas do fogo indiscriminado com ‘rockets de Gaza”, disse Lerner na mesma nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR