O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia disse à imprensa que o incêndio na fábrica de tintas Barbot está controlado, segundo a informação que tem dos meios de combate, apelando por isso à calma da população. “Claro que, tendo em conta que estamos a falar de tintas e diluentes, há sempre risco, mas o importante é manter a tranquilidade”, sublinhou o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

“Esta é uma empresa muito querida no concelho”, acrescentou, sublinhando que a autarquia vai procurar formas, nomeadamente a nível fiscal, de minimizar os impactos do incêndio na laboração. A fábrica de tintas Barbot, em Gaia, emprega 20 pessoas.

Além dos Bombeiros Sapadores de Gaia e dos Voluntários de Coimbrões estão mobilizados, no combate ao fogo, que deflagrou às 16h20, na fábrica de tintas Barbot, os voluntários de Valadares, Aguda e Carvalhos, num total de 71 efetivos auxiliados por 23 viaturas. No local estão também sete viaturas urbanas de combate a incêndio.

O incêndio industrial deflagrou este sábado, às 16h20, nas instalações das Tintas Barbot, na rua da Palmeira, em Vila Nova de Gaia, sendo visível uma coluna de fumo intenso, confirmou o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto. Em risco estiveram as residências nas imediações.

A fonte do CDOS do Porto disse à agência Lusa que o alerta para o incêndio industrial nas instalações da empresa Tintas Barbot, na Rua da Palmeira, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, foi dado às 16h20. Bombeiros Sapadores de Gaia e os Bombeiros Voluntários de Coimbrões combateram as chamas no local. Uma coluna de fumo intenso era visível.

Os Bombeiros Sapadores de Gaia aconselharam as pessoas a abandonarem os prédios em frente à fábrica. O fornecimento de energia elétrica foi também cortado nos prédios junto ao edifício da fábrica, em Vila Nova de Gaia, cujas chamas estavam a ser combatidas, às 17h20, por 71 bombeiros, auxiliados por 23 veículos de ataque e apoio, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR