Comer sushi já está no menu das escolhas dos portugueses. No entanto, a arte de dominar os “talheres do extremo oriente”, os pauzinhos — ou hashi, kuaii, fachi, como também são conhecidos noutros idiomas –, ainda não é uma habilidade que muitos possuam. Aliás, é até um desafio para quem está habituado ao garfo e à faca.

É provável que, mesmo sendo especialista em saborear sushi,  cometa uma falha ou outra quando o come. O importante é saber que a etiqueta dos pauzinhos existe e que há pormenores que fazem a diferença, quer esteja num restaurante requintado ou num jantar mais descontraído.

O Observador reuniu algumas regras e tradições orientais que, segundo os especialistas, devem ser mantidas. Se seguir estes conselhos vai ganhar pontos à mesa.

1. Não segure os pauzinhos nas pontas

Esta é uma tendência de quem os começa a utilizar. Com a prática, o correto é segurá-los mais em baixo, ensina Cathy Erway, autora do livro The Food of Taiwan.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Não espete os pauzinhos na comida

Esta é uma regra de ouro que não se deve desrespeitar, já que está associada a rituais fúnebres.  Anna Lins, chef de cozinha japonesa há 16 anos e proprietária do restaurante Umai, explica ao Observador que, quando termina a refeição, deve colocar os pauzinhos na borda da taça ou na molheira.

3. Nunca os separe

Quando pousa os pauzinhos, tenha em atenção que deve mantê-los sempre lado a lado, como um par. Não estamos a falar de um garfo nem de uma faca, por isso nem pensar em pousar cada um do seu lado do prato.

4. Não os use para pegar em nigiris

A forma correta, de acordo com o especialista Sterling Ridings, chef de cozinha do reputado restaurante japonês no Texas, Uchiko, é pegar neles com a mão, virá-los ao contrário e molhá-los no molho de soja, para que o arroz não se desfaça antes de chegar à boca.

BERLIN - NOVEMBER 23:  Sushi from yellowfin, or maguro, tuna lies on a customer's plate at a sushi restaurant on November 23, 2010 in Berlin, Germany. Yellowfin tuna is mostly fished in the Atlantic and is among the cheaper and more plentiful varieties of tuna.  (Photo by Sean Gallup/Getty Images)

O erro é comum. Foto: Sean Gallup/Getty Images

5. Não dê a provar com o lado que já utilizou para comer

O outro lado destes talheres também conta, quando se pretende servir alguém. É simples: “viram-se os pauzinhos e serve-se com a parte de trás”, explica Anna Lins, uma das responsáveis pelo festival Sushi Fest.

6. Não tire as farpas dos pauzinhos de madeira de uma maneira qualquer

Há farpas que incomodam, são persistentes e ali permanecem, depois de já se terem separado os pauzinhos. Ainda que a tentação seja friccionar um contra o outro para as retirar, Anna Lins explica que é totalmente errado fazê-lo.

7. Não tente arranjar mais espaço do que o que tem na boca

Tal como falar de boca cheia é errado, empurrar a comida para dentro com os pauzinhos também. Por isso, a chef reforça que estes se utilizam como uma pinça e servem apenas para segurar os alimentos.

8. Não aponte, é feio

Não use os pauzinhos para apontar para as pessoas, é ainda pior do que apontar com o dedo.

Boas refeições, ou melhor, よく食べますね.