A exposição, que será inaugurada pelas 19h00, ficará patente até 19 de junho, e é uma iniciativa e organização da Livraria A+A, para dar início a uma série de iniciativas a propósito das comemorações do seu aniversário.

Com uma carreira de 60 anos, Nuno Teotónio Pereira, nascido em Lisboa, é uma das mais destacadas personalidades da arquitetura, urbanismo e habitação em Portugal. Formado na Escola de Belas Artes de Lisboa, Teotónio Pereira decidiu seguir arquitetura, contagiado pelo entusiasmo de um colega, Carlos Manuel Ramos (filho do arquiteto Carlos Ramos), numa altura em que se sentia mais inclinado pela geografia.

O arquiteto, de 93 anos, foi distinguido este ano com o Prémio Universidade de Lisboa 2015, pelo exercício “brilhante” na área da arquitetura e como “figura ética”, justificou a entidade que atribui o galardão.

Em 2010, quando foi homenageado pela Ordem dos Arquitetos, numa entrevista à agência Lusa, o arquiteto declarou “um grande amor por Lisboa”, uma cidade onde procurou sempre “contribuir para a beleza do espaço e o bem-estar das pessoas”. O Prémio Universidade de Lisboa 2015, patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos, será entregue a Nuno Teotónio Pereira na cerimónia de abertura do Ano Académico 2015/16, em outubro próximo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nuno-Teotonio-Pereira-Premio-Universidade-de-Lisboa-2015_fullview

Nuno Teotónio Pereira, breve nota biográfica

Nasceu em Lisboa, em 1922. Formou-se em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Colaborou com o Professor Arquiteto Carlos Ramos (1940-1944), impulsionador da Arquitetura Moderna em Portugal e ainda com o Arquiteto Miguel Jacobetty na construção do Bairro de Alvalade (1947-1948). Participou no 1º Congresso Nacional de Arquitetura e no 1º Congresso Internacional dos Arquitetos (1948), Lausanne, Suíça.

Algumas obras da sua autoria: Igreja das Águas, Penamacor, edifício “Franjinhas”, Lisboa, Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Lisboa, Estação Intermodal do Cais do Sodré, Lisboa, Plano de Urbanização do Bairro do Restelo, Lisboa.

Distinguido com inúmeros Prémios, entre outros: 2º Prémio Nacional de Arquitetura da Fundação Calouste Gulbenkian (1961); Prémio Valmor (1968,1975,1971,2012); Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (pelo Presidente da República, Doutor Jorge Sampaio, 2004); Prémio BIAU, Colombia, 2010, Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, Câmara Municipal de Lisboa, 2010.

Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto (2003), e pela Universidade de Lisboa (2005).