Um novo vídeo polémico, que pode ser o mais recente escândalo de racismo nos Estados Unidos, está a correr as redes sociais. A gravação de 7:18 minutos mostra um agente da polícia branco a entrar numa festa de piscina, no Texas, onde se encontravam vários adolescentes negros. O agente intimidou os jovens e a dado momento apontou-lhes uma pistola, fazendo-os dispersar. Aos 3:00 minutos do filme, o polícia maltrata uma rapariga de 14 anos , de biquíni, atirando-a para o chão várias vezes e ajoelhando-se sobre as suas costas durante vários minutos. O polícia já foi suspenso, noticia o Telegraph.

Atenção: o vídeo pode conter imagens chocantes para alguns leitores.

https://www.youtube.com/watch?v=sJdc7kRGQQE

O agente em causa é Eric Casebolt. Durante a agressão à rapariga, o polícia puxou-lhe o cabelo enquanto a imobilizou no chão durante vários minutos, encostando-lhe o rosto à relva. De seguida, sacou de uma pistola que apontou a dois jovens negros, antes de outros dois agentes da polícia intervirem e de os jovens fugirem.

Eric Casebolt também insultou e algemou vários jovens que alegavam ter acabado de chegar à festa da piscina. O incidente ocorreu em McKinney, numa comunidade residencial a cerca de 65 quilómetros de Dallas.

Uma dúzia de agentes da polícia declararam que os adolescentes não pertenciam aquela comunidade residencial e que não tinham permissão para utilizar a piscina. Segundo os agentes, os jovens teriam recusado abandonar o local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR