Armando Teixeira, Ester Alves e Miguel Reis e Silva parecem donos de pernas pouco humanas. Conseguem correr 30 horas seguidas. Ou mais. Não por obrigação, mas por gosto e por prazer. “O desporto é uma questão de saúde física e psicológica”, diz Armando Teixeira. É ele um dos protagonistas do vídeo Salomon Suunto Portugal Team, a equipa portuguesa de Trail Running — uma modalidade de corrida no meio da montanha, ou seja, no meio da natureza.

Entre testemunhos dos três atletas, imagens dos próprios em ação na montanha ou fotografias de momentos da vida desportiva, o vídeo ilustra a modalidade, a paixão, as dificuldades e os percursos. Ilustra também os momentos de pausa no meio da imensidão da montanha, uma imensidão que não assusta.

O Trail Running começou a ganhar expressão em Portugal no fim de 2008, mas foi em 2011 que ganhou mais visibilidade com os resultados dos atletas portuguesas em provas mundiais. Ester Alves fala da diversão que tem de sentir em todos os quilómetros que percorre — uma sensação além do dever cumprido por ter atingido a meta final do sprint. Para Miguel Reis e Silva, a corrida já faz parte intrínseca da vida. “Eu como, eu durmo, eu corro” diz, como uma tríade de sobrevivência. A realização, produção e edição do vídeo é de Telmo Dourado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR