O vinho à vinha pertence, ou quase. É lá que tudo começa, seja nos socalcos do Douro, a norte, ou nos vinhedos que dividem as atenções com os montados alentejanos, mais a sul. Mas nem só de terrenos se fazem os néctares nacionais que têm ganho cada vez mais destaque lá fora, uma vez que o mundo virtual também reclama por eles. É o caso da Vinha: afirma-se a única garrafeira online capaz de fazer entregas no mesmo dia em Lisboa e no Porto e, apesar de estar ativa há coisa de duas semanas, é oficialmente lançada esta quarta-feira (17 de junho).

A Vinha surge de uma necessidade de mercado já identificada, a qual passa por dotar os consumidores de um maior conhecimento/facilidade na hora da derradeira escolha — que vinho levar para casa? Por esse motivo, o site apostado apenas na venda de vinho português apresenta-se como a primeira loja digital no mundo a usar as pontuações da rede social/aplicação Vivino — dela fazem parte 10 milhões de utilizadores (150 mil são portugueses). O projeto tem ainda em conta, sempre que possível, as notas das conceituadas Wine Spectator e Revista de Vinhos.

Para simplificar a tão importante escolha, a Vinha disponibiliza uma gama propositadamente reduzida. São cerca de 350 a 400 vinhos que semanalmente são ajustados consoante os gostos de quem ali faz compras (ao valor da garrafa é acrescentado a taxa de entrega de 4,99 euros, considerando Portugal continental, e não é obrigatório efetuar registo para realizar uma compra). A ideia, dada a seleção à justa, é não deixar as pessoas assoberbadas, o que tende a acontecer com os muitos vinhos que, por norma, estão dispostos nas prateleiras dos hipermercados.

Além dos cuidados relacionados com a gama, é possível fazer uma escolha cumulativa tendo em conta as diferentes categorias — o tipo de vinho pretendido (se branco, tinto, espumante, rosé…), a região, o estilo (de encorpado a leve) — e considerando ainda a harmonização com a comida, uma questão que vai muito além da dicotomia carne-peixe. O preço e o tempo de entrega entram igualmente na equação.

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Como se tantas opções não bastassem, o projeto não se esqueceu da muito provável curiosidade dos enófilos, motivo pelo qual criou a secção wikiVinha onde é possível ficar a conhecer as diferentes castas e regiões do país, aceder a dicas sobre como melhor servir e ter acesso a vídeos de provas comentadas.

O site, da responsabilidade da empresa Fonte, está disponível em português e em inglês (com os respetivos domínios), sendo que a empresa garante estar preparada para fazer entregas em toda a União Europeia. A Vinha quer, pois, ser uma montra ativa para o que de melhor se faz do vinho em Portugal.