FÍSICA E QUÍMICA 11º ANO

A correção da Prova Final de Física e Química do 11º ano do Ensino Secundário está disponível no site do IAVE. Para consultar o enunciado clique aqui. Para ter acesso aos critérios de avaliação completos siga para este site.

Grupo I

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (D) (C) 5
2 -100 J (ou equivalente).
OU
[A energia interna do sistema] diminuiu 100 J.
5
3 15 no total
Determinação da energia necessária para aumentar a temperatura da massa de gelo considerada de -10,0 oC para 0,0 oC (E = 8,440 × 103 J) 5
Determinação da energia que sobra para a fusão do gelo (E = 8,356 × 104 J) 4
Determinação da massa de gelo que se fundiu (m = 0,2502 kg) 4
Determinação da massa de gelo que não se fundiu (m = 0,150 kg) 2
4 (C) (A) 2

Grupo II

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1.1 (A) (D) 5
1.2 (A) (B) 5
2.1 10 no total

Apresentação dos esboços dos gráficos que traduzem as componentes escalares das posições, xCI e xCII, dos conjuntos CI e CII, respetivamente, em função do tempo, desde o instante t = 0s até, pelo menos, ao instante em que os conjuntos se cruzam

Screen Shot 2015-06-18 at 20.17.07

4
Determinação do instante em que os conjuntos CI e CII se cruzam (t = 84 s) 3
Determinação da componente escalar da posição dos conjuntos no instante em que se cruzam (x = 5,9 × 102 m) 3
2.2 (D) (B) 5
2.3 (C) (D) 5
3 15 no total
Determinação da energia mecânica do sistema quando o conjunto ciclista + bicicleta atinge a altura de 3,0 m (Em = 2,89 × 103 J)
OU
Determinação da variação da energia cinética do conjunto ciclista + bicicleta e da variação da energia potencial gravítica do sistema, no percurso considerado (DEc = –1,51 × 103 J e DEp = 2,40 × 103 J)
5
Determinação da variação da energia mecânica do sistema, no percurso considerado (DEm = 8,90 × 102 J) 4
Determinação da intensidade da resultante das forças não conservativas que atuam no conjunto ciclista + bicicleta, na direção do deslocamento (F = 13 N) 6
OU
Determinação do módulo da aceleração do conjunto, no percurso considerado (a = 0,277 m s-2) 5
Determinação da intensidade da resultante das forças que atuam no conjunto ciclista + bicicleta (F = 22,2 N)  4
Determinação da intensidade da componente tangencial da força gravítica que atua no conjunto ( Fg t = 35,3 N ) e determinação da intensidade da resultante das forças não conservativas que atuam no conjunto ciclista + bicicleta, na direção do deslocamento (F = 13 N) 6

Grupo III

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1.1 (B) (C) 5
1.2 (D) (C) 5
2 (D) (B) 5
3 10
A resposta integra os dois tópicos de referência com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada. 10
A resposta integra os dois tópicos de referência com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica. 8
A resposta integra apenas um dos tópicos de referência com linguagem científica adequada. 5
A resposta integra apenas um dos tópicos de referência com falhas na utilização da linguagem científica. 3
R. Quando um sinal sonoro atinge a membrana do microfone, esta vibra, provocando uma oscilação da bobina em relação ao íman [fixo]. Esta oscilação provoca uma variação do fluxo magnético que atravessa a bobina, induzindo nesta uma força eletromotriz que é responsável pelo aparecimento de um sinal elétrico.

Grupo IV

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1.1 (C) (A) 5
1.2 (D) (C) 5
1.3 (B) (A) 5
1.4 Cl+ 5
2.1 6,02 × 1022 átomos (ou equivalente) 5
2.2 10 no total
Cálculo da massa da mistura gasosa (m = 7,572g) 4
Cálculo do volume da mistura gasosa, nas condições de pressão e de temperatura consideradas (V = 2,912 dm3) 3
Cálculo da densidade da mistura gasosa, nas condições de pressão e de temperatura consideradas ( t = 2,60 g dm-3 )  4
3.1 Oito [eletrões] OU quatro pares [de eletrões]. 5
3.2 (B) (D) 5

Grupo V

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (B) (D) 5
2.1 10 no total
Determinação da quantidade de I2(g) que reagiu (n = 1,100 × 10-3 mol) 3
Determinação da quantidade de HI(g) que se terá formado (n = 2,200 × 10-3 mol ) 2
Determinação da concentração de equilíbrio de H2(g) , a 763 K ([H2] = 7,21 × 10-5 mol dm-3) 3
Determinação da quantidade de H2(g) que deverá existir no reator (n = 7,2 × 10-5 mol)  2
2.2   10 no total
A resposta integra os três tópicos de referência com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada. 10
A resposta integra os três tópicos de referência com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica. 8
A resposta integra apenas os tópicos de referência A e B ou apenas os tópicos de referência B e C com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada. 6
A resposta integra apenas os tópicos de referência A e B ou apenas os tópicos de referência B e C com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica.
OUA resposta integra apenas o tópico de referência A ou apenas o tópico de referência B com linguagem científica adequada.
 4
R.

A constante de equilíbrio da reação diminui à medida que a temperatura aumenta, o que significa que o aumento de temperatura favorece a reação inversa.

Como [, de acordo com o Princípio de Le Châtelier,] um aumento de temperatura favorece a reação endotérmica, conclui-se que a reação direta é exotérmica.

Assim [, para a reação considerada,] a energia absorvida na quebra das ligações será menor do que a energia libertada no estabelecimento das ligações.

Grupo VI

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (A) (D) 5
2 10 no total
Determinação da quantidade de NaOH adicionada até ao ponto final da
titulação (n = 2,460 × 10-3 mol)
5
Determinação da concentração da solução de HCl (c = 4,92 × 10-2 mol dm-3) 5
3.1 Screen Shot 2015-06-18 at 21.00.36 5
3.1 10 no total
A resposta integra os dois tópicos de referência com organização coerente dos conteúdos e linguagem científica adequada. 10
A resposta integra os dois tópicos de referência com falhas na organização dos conteúdos ou na utilização da linguagem científica. 8
A resposta integra apenas um dos tópicos de referência com linguagem científica adequada. 5
A resposta integra apenas um dos tópicos de referência com falhas na utilização da linguagem científica. 3
R.

[A figura mostra que na titulação em causa,] ocorre uma variação acentuada de pH na vizinhança do ponto de equivalência.

[Como] a zona de viragem do indicador [verde de bromocresol] está contida no intervalo de pH que corresponde àquela variação [, este indicador pode ser utilizado para assinalar o ponto de equivalência da titulação em causa].

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