Estas são as soluções dos exames nacionais do ano passado (2015). As correções do exame de Português 12º ano de 2016 estão aqui.

PORTUGUÊS 12º ANO

A correção da Prova Final de Português, referente ao 12º ano do Ensino Secundário foi disponibilizada no site Da Vinci – Ginásios da Educação. Se pretende ler o enunciado do teste, siga para este site. Para consultar os critérios de correção na íntegra clique aqui.

Grupo I – A

Resposta correta Pontuação
1 20
Aspetos de conteúdo 12
Explicita, adequadamente, o contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria. 12
Explicita, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, o contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria. 9

Explicita, de modo não totalmente completo e com pequenas imprecisões, o contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria.

OU

Explicita, de modo incompleto ou com imprecisões, o contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria.

6
Refere-se, de modo incompleto e com imprecisões, ao contraste existente no modo como o cravo é transportado, primeiro, até ao portão da quinta e, depois, até à abegoaria. 3
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística 8
R.

Da Rua Nova dos Mercadores até ao portão da quinta, o cravo é carregado por dois homens experientes, que usam os processos adequados para, com o seu saber e com os cuidados necessários, levarem a carga até São Sebastião da Pedreira.

Já do portão até à abegoaria, o transporte é feito por Baltasar e por Blimunda, que, por lhes faltar experiência neste tipo de trabalho e por receio de danificar tão frágil instrumento, tiveram muita dificuldade em fazer chegar o cravo ao seu destino.

2 20
Aspetos de conteúdo 12
Explica, adequadamente, a forma como, ao longo do excerto, a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos de Baltasar e de Blimunda na abegoaria. 12
Explica, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, a forma como, ao longo do excerto, a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos de Baltasar e de Blimunda na abegoaria. 9
Explica, de modo não totalmente completo e com pequenas imprecisões, a forma como, ao longo do excerto, a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos de Baltasar e de Blimunda na abegoaria.
OUExplica, de modo incompleto ou com imprecisões, a forma como, ao longo do excerto, a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos de Baltasar e de Blimunda na abegoaria.
6
Refere-se, de modo incompleto e com imprecisões, à forma como, ao longo do excerto, a música de Scarlatti se vai articulando com os diferentes trabalhos de Baltasar e de Blimunda na abegoaria. 3
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística 8
R.

No dia da chegada do cravo à abegoaria, Scarlatti procedeu à sua afinação, após o que começou a tocar, encadeando os sons de forma progressivamente mais complexa. Entretanto, Baltasar e Blimunda dedicavam-se a trabalhos pouco ruidosos (entrançar vimes e coser velas), tarefas que não interferiam com a música de Scarlatti.

Nas visitas posteriores à quinta, Scarlatti nem sempre pedia que cessassem os trabalhos ruidosos que decorriam na abegoaria; assim, o som do cravo fluía de forma harmoniosa, apesar do rugir da forja, do malho a bater na bigorna ou da água a ferver na tina.

3 20
Aspetos de conteúdo 12
Justifica, adequadamente, o comentário do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de ambas as personagens. 12
Justifica, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, o comentário do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de ambas as personagens. 9
Justifica, adequadamente, o comentário do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de uma das personagens.
OU
Justifica, de modo não totalmente completo e com pequenas imprecisões, o comentário do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de ambas as personagens.
6
Justifica, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, o comentário do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de uma das personagens.
OU
Refere-se, de modo incompleto e com imprecisões, ao comentário do narrador, tendo em conta o sentido das palavras de ambas as personagens.
3
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística 8
R.

O comentário do narrador justifica-se pela surpresa que as palavras de Blimunda e de Baltasar lhe provocam, dado que, sendo eles iletrados, são capazes de verbalizar pensamentos tão complexos e elaborados.

Efetivamente, face à possibilidade de a passarola voar, Blimunda admite que a música se possa integrar no voo como expressão de harmonia e de celebração.

Já Baltasar, levado pelas recordações negativas da guerra, antevê desastres e sofrimento.

Grupo I – B

Resposta correta Pontuação
4 20
Aspetos de conteúdo 12
Refere, adequadamente, dois dos traços que contribuem para a humanização da música nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que comprovam a resposta. 12
Refere, adequadamente, um dos traços e, com pequenas imprecisões, outro dos traços que contribuem para a humanização da música nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que comprovam a resposta.
OURefere, com pequenas imprecisões, dois dos traços que contribuem para a humanização da música nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que comprovam a resposta.
9
Refere, adequadamente, um dos traços que contribuem para a humanização da música nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que comprovam a resposta. 6
Refere, com pequenas imprecisões, um dos traços que contribuem para a humanização da música nas cinco primeiras estrofes do poema, apresentando transcrições que comprovam a resposta. 3
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística 8
R. A humanização da música decorre de vários aspetos, nomeadamente do facto de esta:
– estar associada a vivências subjetivas do ser humano − «Povoa este deserto» (v. 2);
– serindissociáveldaidentidadedoserhumano−«A música do ser/ Interior ao silêncio/ Cria seu próprio tempo / Que me dá morada» (vv. 8-11);
– possuir uma voz que é companheira do «eu» poético − «Palavras silabadas / Vêm uma a uma / Na voz da guitarra» (vv. 5-7); «Por companheira tenho / A voz da guitarra» (vv. 15-16).
5 20
Aspetos de conteúdo 12
Explicita, adequadamente, a importância da música na construção da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas últimas estrofes. 12
Explicita, de modo não totalmente completo ou com pequenas imprecisões, a importância da música na construção da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas últimas estrofes. 9
Explicita, de modo não totalmente completo e com pequenas imprecisões, a importância da música na construção da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas últimas estrofes.
OUExplicita, de modo incompleto ou com imprecisões, a importância da música na construção da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas últimas estrofes.
6
Refere-se, de modo incompleto e com imprecisões, à importância da música na construção da identidade do «eu», de acordo com o conteúdo das duas últimas estrofes. 3
Aspetos de estruturação do discurso e correção linguística 8
R. A música é fundamental na construção da identidade do «eu», na medida em que:
– tem o poder de conferir unidade ao «eu» poético – «O canto me reúne» (v. 18); «E agora de mim / Não me separa nada» (vv. 21-22);— potencia o reencontro com um tempo primordial e puro– «De muito longe venho/ Pelo canto chamada». (vv. 19-20); «Num silêncio de areia / Que não foi pisada» (vv. 26-27).

Grupo II

Versão 1 Versão 2 Pontuação
1 (B) (D) 5
2 (C) (D) 5
3 (A) (C) 5
4 (C) (B) 5
5 (B) (C) 5
6 (D) (B) 5
7 (B) (A) 5
8 A sabedoria dos odores 5
9 Complemento direto 5
10 (Oração) subordinada (adverbial) concessiva 5

Grupo III

Resposta correta Pontuação
1 50
Estruturação temática e discursiva 30
Correção linguística 20
R. Dada a natureza da pergunta, não é apresentado um cenário de resposta.

LATIM 11º ANO

A correção da Prova Final de Latim, referente ao 11º ano do Ensino Secundário foi disponibilizada no site Da Vinci – Ginásios da Educação. Se pretende ler o enunciado do teste, siga para este site. Para consultar os critérios de correção na íntegra clique aqui.

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Grupo I

Resposta correta Pontuação
1.1 Chave: ablativo (singular) e complemento circunstancial de lugar (onde) 4
Identifica corretamente o caso e a função sintática. 4
Identifica corretamente apenas o caso.
OU
Identifica corretamente apenas a função sintática.
2
1.2 Chave: nominativo (singular) e sujeito (de commotum est). 4
Identifica corretamente o caso e a função sintática. 4
Identifica corretamente apenas o caso.
OU
Identifica corretamente apenas a função sintática.
2
1.3 Chave: acusativo (singular) e complemento direto (de congregauerunt). 4
Identifica corretamente o caso e a função sintática. 4
Identifica corretamente apenas o caso.
OU
Identifica corretamente apenas a função sintática.
2
1.4 Chave: ablativo (singular) e complemento agente da passiva. 4
Identifica corretamente o caso e a função sintática. 4
Identifica corretamente apenas o caso.
OU
Identifica corretamente apenas a função sintática.
2
2.1 Chave: 3.a pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, voz passiva, do verbo commoueo, -es, -ere,-ui,-tum. 4
Classifica, de modo completo e correto, a forma verbal, enunciando o verbo a que pertence. 4
Refere apenas:
– o tempo e o modo.
OU
– o tempo, o número e a voz. OU
– o tempo, a pessoa e a voz.
2
Refere apenas: – o modo.
OU
– o tempo.OU
– a pessoa, o número e a enunciação do verbo. OU
– a pessoa, o número e a voz.
1
2.2 Chave: particípio presente no nominativo, masculino, plural do verbo uago, -as, -are, -aui, -atum. 4
Classifica, de modo completo e correto, a forma verbal, enunciando o verbo a que pertence. 4
Refere apenas:
– particípio presente no nominativo.
OU
– particípio presente, masculino, plural.
OU
– particípio presente e a enunciação do verbo.
2
Refere apenas:
– particípio presente.
OU
– particípio no nominativo.
OU
– particípio e a enunciação do verbo.
1
3 Chave: ablativo absoluto ou ablativo oracional. 6
Identifica a estrutura de forma completa e correta. 6
Refere apenas ablativo. 2

Grupo II

Tópico Pontuação
Reprodução fiel do sentido do texto 56
E, subitamente, uma nova guerra foi provocada em Itália. Na realidade, sendo chefes Espártaco, Crixo e Enómao, setenta e quatro gladiadores, destruída a escola de Cápua (em Cápua), fugiram e, vagueando (errando) por Itália, aí (nela) quase fizeram uma guerra não mais ligeira do que a que Aníbal havia feito (fizera). Com efeito, tendo sido vencidos muitos generais e dois cônsules dos Romanos em simultâneo, reuniram um exército com aproximadamente sessenta mil homens armados e foram vencidos, na Apúlia, por Marco Licínio Crasso.
Segmento do texto Tradução Pontuação
Et in Italia … commotum est E, subitamente, uma nova guerra foi provocada em Itália. 6
Septuaginta enim quattuor gladiatores […] fugerunt Na realidade, setenta e quatro gladiadores fugiram 6
ducibus … et Oenomao sendo chefes Espártaco, Crixo e Enómao, 5
effracto Capuae ludo destruída a escola de Cápua (em Cápua), 5
et per Italiam uagantes e, vagueando (errando) por Itália, 5
paene non leuius bellum in ea […] parauerunt. aí (nela) quase fizeram uma guerra não mais ligeira 7
quam Hannibal mouerat do que a que Aníbal havia feito (fizera). 5
Nam, multis ducibus … uictis Com efeito, tendo sido vencidos muitos generais e dois cônsules dos Romanos em simultâneo, 7
sexaginta … congregauerunt reuniram um exército com aproximadamente sessenta mil homens armados 5
uictique sunt … a Marco Licinio Crasso. e foram vencidos, na Apúlia, por Marco Licínio Crasso. 5
Tópico Pontuação
Correção linguística 14
Pontuação atribuída Pontuação máxima
47-56 14
37-46 11
27-36 8
17-26 5
11-16 2
0-10 0

Grupo III

Resposta correta Pontuação
1.1 Chave: leue. 3
1.2 Chave: leuissimum. 3
2 (C) 5
3.1 Chave: illum. 4
3.2 Chave: (ab) illo. 4
4 16
Spartacus multique socii e(x) ludo Capuae fugerunt 7
et bellum in Italia mouerunt. 4
Postea, Crassus eos uicit. 5
R. Spartacus multique socii e(x) ludo Capuae fugerunt et bellum in Italia mouerunt. Postea, Crassus eos uicit.

Grupo IV

Resposta correta Pontuação
1.1 6
Escreve e explicita o sentido de uma palavra portuguesa etimologicamente relacionada com o vocábulo latino apresentado. 6
Escreve uma palavra portuguesa etimologicamente relacionada com o vocábulo latino apresentado, sem lhe explicitar o sentido. 2
R. conduzir – levar (alguém a alguma parte); dirigir, orientar, guiar, comandar, reger, governar.
1.2 6
Escreve e explicita o sentido de uma palavra portuguesa etimologicamente relacionada com o vocábulo latino apresentado. 6
Escreve uma palavra portuguesa etimologicamente relacionada com o vocábulo latino apresentado, sem lhe explicitar o sentido. 2
R. belicista – que defende a resolução de conflitos por meio da força ou da guerra; que defende o aumento do material bélico; pessoa que é partidária da guerra ou do uso de armas.
2.1 (B) 5
2.2 (C) 5
3.1 ludo (linha 2). 4
3.2 duobus (linha 4). 4

Grupo V

Pontuação
1 35

– Arquitetura dos espaços:

o circo era constituído por uma extensa pista alongada, ladeada por bancadas, dividida ao meio pela spina, quase sempre ornamentada com esculturas, à volta da qual se efetuavam as corridas;
o anfiteatro tinha uma forma elíptica ou oval; incluía a arena, onde decorriam os espetáculos, e a cauea, parte reservada aos espectadores; possuía uma enorme cobertura de lona (uelarium) destinada a proteger os espectadores do sol; nos subterrâneos, ficavam as jaulas dos animais e as galerias de acesso à arena.

– Espetáculos realizados:
• no circo, corridas de carros puxados por dois cavalos (bigas) ou por quatro cavalos (quadrigas), conduzidos por
cocheiros profissionais (aurigae);
• no anfiteatro, combates de gladiadores, lutas de animais selvagens, lutas de homens contra feras, caçadas (uenationes) e naumaquias (naumachiae) – isto é, batalhas navais.