Os amantes de Game of Thrones não ficaram indiferentes ao último episódio da quinta série que terminou no último domingo. Bastaram alguns minutos para choverem comentários de indignação e surpresa nas redes sociais. É que ninguém esperava a morte de tantas personagens nem explicar alguns desenlaces.

Os criadores David Benioff e D. B. Weiss decidiram explicar tudo, segundo relata o ABC. Se quer conhecer os motivos dos autores, continue a ler. Caso não queira ter o desapontamento de ficar a conhecer os pormenores, talvez seja melhor passar para outro artigo.

Jon Snow é uma das personagens que morre no final desta temporada. Kit Harrington, que interpreta o filho ilegítimo do Guardião do Norte, tem um papel fundamental em Game of Thrones. Então, porquê este destino? “John Snow fez-nos amar os livros e a série. Não se trata só do bem contra o mal, é sobre personagens com boas intenções que chocam por terem visões diferentes do mundo”.

Outra morte que espantou os espetadores de Game of Thrones foi a de Stannis Baratheon, Lorde de Dragonstone e outra personagem essencial para a série. O desaparecimento de Stannis acontece por vingança de Brienne, algo que não estava nos livros, mas que os autores da série pensam que acabaria por acontecer. “A vingança de Brienne é quase um alívio”, dizem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Daenerys também é capturada, numa cena difícil de compreender por quem segue Game of Thrones. Mas tranquilizem-se: os autores explicam. “A sua relação com Drogo é especial, mas ela sabe que naquele momento não pode contar com ele. Ela sabe que se passa alguma coisa estranha, por isso tira o anel. É inteligente. O anel é uma espécie de migalha de pão que vai deixar mostrar o seu paradeiro”. Entendido?

E sobre a perda de visão de Arya às mãos dos Faceless Men? É o pagamento de ela ter usado os poderes do deus que a está a treinar para levar a cabo uma morte que ela própria desejava. “Eles matam porque a morte é uma prenda. A ideia é uma morte sem dor, deixar as pessoas irem. Mas esse não é o estilo de Arya”, acrescentam.

Com o último episódio da quinta temporada explicada pelos autores, resta esperar pelo primeiro da sexta temporada, que está a ser gravada em Espanha.