A Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS), que já vitimou 25 pessoas na Coreia do Sul, foi detetada pela primeira vez na Tailândia. O doente, um empresário de 75 anos originário de Omã, encontrava-se em Banguecoque quando foi hospitalizado. Segundo o Ministério da Saúde tailandês, pelo menos 175 pessoas estiveram expostas ao vírus.

Num comunicado, citado pela Reuters, o ministro da Saúde, Rajata Rajatanavin, disse que as 175 pessoas já foram contactadas e informadas de que se devem manter afastadas dos espaços públicos. Segundo o ministro, o empresário, que está neste momento internado numa unidade de saúde para doenças infecciosas em Banguecoque, está a melhorar. Três familiares do paciente estão também internados e 58 trabalhadores do hospital de Banguecoque, a onde o homem se dirigiu inicialmente, estão de quarentena.

Rajatanavin acredita que é pouco provável que se desenvolva uma epidemia de MERS na Tailândia, porque o paciente foi isolado rapidamente. No aeroporto de Banguecoque, foram instalados novos aparelhos de leitura de temperatura corporal, de modo a identificar potencias portadores do vírus. Os principais sintomas da MERS são febre e tosse.

Na Coreia do Sul, a doença já vitimou 25 pessoas. Além dos 165 contágios, 6.729 pessoas permanecem em quarentena porque o vírus tem um período de encubação de 14 dias. O primeiro doente sul-coreano foi registado a 20 de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR