A Samsung está a desenvolver uma solução para que corra menos riscos da próxima vez que fizer uma ultrapassagem ao comando de um volante. A empresa está a apostar num conceito que permite ao condutor que segue atrás de um camião ter mais controlo do que se passa na estrada onde circula. Como? Instalando uma câmara sem fios na frente do respetivo camião, a qual é posteriormente ligada a um ecrã alojado na parte traseira do veículo — o projeto visa estimular a segurança rodoviária e foi batizado, muito a propósito, de Safety Truck (“camião seguro”, em português).

A ideia permite a quem segue atrás de uma viatura de grandes dimensões calcular com segurança o tempo necessário para realizar uma ultrapassagem, além de ajudar a antecipar travagens e colisões tendo em conta obstáculos inesperados na estrada (como, por exemplo, animais mortos). Por enquanto, tudo não passa de um protótipo.

No blogue da marca, a Samsung explica que a tecnologia em questão — que diz ser capaz de revolucionar a segurança nas estradas — funciona e “consegue definitivamente salvar a vida a muitas pessoas”. E para enfatizar a falta de segurança quando a conduzir, dá ainda como exemplo as estatísticas referentes aos acidentes rodoviários na Argentina, país onde morre uma pessoa a cada hora que passa.

A iniciativa não é, porém, nova. O El País escreve que o designer russo Art Lebedev foi o primeiro a pensar no conceito. Não obstante, a grande dúvida remete para se o projeto tem ou não viabilidade económica em grande escala, sobretudo considerando as empresas proprietárias dos veículos — o diário espanhol conta ainda que nos Estados Unidos da América são vendidos apenas 267 mil camiões deste género por ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR