Agora pode ter o controlo da sua fertilidade na palma da mão. Natural Cycles é a mais recente aplicação para smartphones que lhe indica os dias mais e menos férteis, através de uma simples medição de temperatura.

Criado por duas físicas suecas, a aplicação ajuda as utilizadoras a identificarem os dias mais e menos férteis do ciclo menstrual, usando estatística analítica. Basta medir todas as manhãs, ao acordar, a temperatura corporal, fazer o log in e registar o valor na aplicação. Quanto mais informação estiver registada na aplicação, mais eficaz e precisa é a análise. No calendário, algumas datas aparecerão a verde, indicando que é um dia seguro, e a vermelho, apontando que é um dia fértil.

A ciência por detrás da aplicação é simples: a temperatura do corpo feminino tende a aumentar durante a ovulação. A aplicação usa os registos de temperatura para medir as fases do ciclo menstrual feminino, informando a utilizadora dos vários momentos de ovulação.

“Pode ser muito difícil para uma mulher verificar a olho os dias férteis”, disse Raoul Scherwitzl, CEO e cocriador da Natural Cycles, ao jornal Huffington Post, invocando a complexidade e as constantes flutuações menstruais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Desenvolvemos um algoritmo que analisa os dados de modo a que uma mulher não tenha que saber ‘o que significa se a temperatura vai para cima ou para baixo?'”, acrescentou. De acordo com Scherwitzl, os dias indicados a verde são 99% seguros. Se a aplicação não tem a certeza, ou se não tem data suficiente para dar parecer, o dia será marcado como “vermelho”.

https://www.youtube.com/watch?v=eXIcActjEz4

Mas os especialistas aconselham que é muito cedo para tirar conclusões sobre a eficácia da aplicação, sem comprovações científicas. Apesar do método usado por esta aplicação “ser um indicador eficaz”, Victoria Jennings, médica ginecologista, sublinha que “o esperma consegue sobreviver no corpo de uma mulher até 5 dias”, limitando a eficácia de qualquer previsão. Estatísticas mostram que 24 em 100 casais que usam a contraceção natural de forma incorreta ou pouco consistente, acabam por engravidar no espaço de 1 ano.

“Eu concordo com alguns argumentos usados pelos inventores desta aplicação”, diz Jennings, que aplaude esta aplicação na medida que facilita o trabalho das mulheres que preferem a contraceção natural.

Natural Cycles já está disponível. Custa 69 euros por ano e a subscrição vem com termómetro grátis.