Rapazes de férias, calor a mais, trabalho a acumular-se. Uma trilogia que me empurra para a cozinha na procura de outro três em um: entretê-los, refrescarmo-nos e traçar um plano B. Sim, porque o A — mantê-los sossegados, ter a casa fresca e conseguir despachar o trabalho — desapareceu tão depressa como os folhadinhos de salsicha nos lanches partilhados.

No momento de tirar as fotos, sinto que se calhar não foi assim tão boa ideia incluí-los como assistentes: queriam à força que os baldes de praia e as formas de plástico fizessem parte do cenário. Se fossem aquelas peças vintage, de lata, que às vezes aparecem nas feiras de velharias e antiguidades, aceitaria de bom grado, mas baldes riscados com asas partidas e formas desemparelhadas, lamento meus amores, mas não posso deixar que ganhem estatuto de props. Tento disparar rapidamente e, pouco depois, os piratas têm direito ao seu tesouro gelado. Dez minutos de paz fresquinha.

Falta muito para recomeçarem as aulas?

gelado_caramelo_mix1

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Geladinhos de caramelo e chocolate

Para 6 (a quantidade poderá variar de acordo com o tamanho dos moldes)

3 iogurtes naturais tipo grego
180 g de doce de leite ou leite condensado cozido
150 g de chocolate de culinária
Avelãs qb

Numa taça, misture bem o doce de leite ou o leite condensado cozido com o iogurte, até obter um creme uniforme.
Distribua pelos moldes, insira os pauzinhos e leve ao congelador no mínimo oito horas (o ideal é fazer de um dia para o outro).
Um pouco antes de servir, prepare as avelãs: torre-as numa frigideira anti-aderente e retire-lhes a pele, embrulhando-as num pano limpo de cozinha e friccionando-as. Pique-as grosseiramente e reserve.
Leve a derreter o chocolate em banho-maria e verta-o para um copo relativamente estreito, mas onde possa mergulhar os gelados. Retire estes do congelador e dos moldes, mergulhe-os no chocolate derretido e salpique com as avelãs. Deixe o chocolate endurecer e sirva.

Teresa Rebelo é autora do blogue Lume Brando.