Confesse: quantas vezes tentou recriar em casa os cabelos ondulados do sal do mar? É aquela nostalgia das ondas naturais que nos lembram, mesmo debaixo de um temporal e em pleno inverno, sol, praia, piscina e calor. E nada transmite mais férias e verão do que cabelos soltos, salgados e ondulados. Este ano, as ondas estiveram presentes em todas as tendências nas principais semanas da moda e reinventaram-se em diferentes estilos, dos cabelos longos e ondulados em camadas aos curtos com ondas despenteadas.

Se ainda está com dúvidas se deve, ou não, render-se aos cabelos naturais, saiba que se adaptam facilmente a qualquer visual e que ondas não são apenas lavar e despentear. Pode optar por um ondulado imperfeito, é verdade, que remete para um look de praia. Mas, com um risco ao lado estilo vintage, um ondulado consegue ser elegante e perfeito para ocasiões especiais e formais. E mais: vai poupar centenas de euros em idas ao cabeleireiro, brushings e ferros de alisar. E as suas pontas duplas e espigadas vão agradecer.

Escolher os produtos certos

Há dezenas de produtos no mercado. O truque passa por saber escolher os certos tendo em conta o que quer e o tipo de cabelo que tem:

  • Se quer criar ondas, use produtos que deem textura e volume.
  • Se quer controlá-las, use produtos próprios para caracóis com ingredientes que os modelem e disciplinem.
  • Se tem cabelos grossos que precisam de alguma escultura, opte por produtos com ação anti-frizz e hidratante — só assim vai conseguir criar um ondulado natural e disciplinado.
  • Se tem cabelo muito fino, tem de usar produtos de fixação.
  • se tem cabelo muito volumoso, os produtos certos são aqueles que definem as ondas rebeldes.

A maioria dos produtos diz, na embalagem, a ação a que se destina, por isso não há como se enganar.

10 fotos

Criar o ondulado perfeito

Não é só lavar o cabelo, aplicar o produto e esperar o milagre. Pode dispensar os modeladores mas há alguns passos obrigatórios:

  1. Não escove o cabelo mal sair do banho — quanto mais mexer na textura do cabelo, mais difícil vai ser manter o seu ondulado natural.
  2. Aplique os produtos que criam ou controlam o ondulado com o cabelo húmido.
  3. Divida o cabelo em cinco secções: duas na frente, duas laterais e uma na nuca. E depois enrole cada uma das secções com um dedo, prenda no topo da cabeça e seque o cabelo.
  4. Solte o cabelo, vire a cabeça para baixo e agite-o para criar um ondulado natural. Pode finalizar com um spray fixante ou texturizante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR