Uma explosão num parque de diversões em Taiwan, registada no sábado quando pó colorido lançado sobre a multidão se incediou, causou 509 feridos, 188 dos quais em estado grave, indica um novo balanço divulgado hoje pelas autoridades locais.

Segundo Lee Lih-jong, vice-diretor dos serviços de saúde da cidade de Nova Taipé, nos arredores de Taipé, 509 pessoas ficaram feridas, na explosão ocorrida numa festa num parque de diversões, 188 das quais em estado de gravidade.

Os quase 200 feridos graves estavam na manhã de hoje a receber tratamento em 37 hospitais.

Uma ‘bola de fogo’ atravessou a multidão no parque de diversões da Ilha Formosa, descreve a agência AFP.

Imagens difundidas nas televisões locais mostram participantes na festa a dançarem sob uma nuvem de pó multicolor, que de repente se incendia e transforma as vítimas, a maioria em fato de banho, em tochas humanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A razão pela qual as queimaduras foram tão graves é porque, além de queimaduras na pele, houve também lesões nos órgãos respiratórios dada a elevada quantidade de cor em pó inalado,” disse Lee à AFP.

“As próximas 24 horas vão ser críticas para os que ficaram gravemente feridos”, acrescentou.

Lee indicou que os detalhes sobre as idades das vítimas não estavam ainda disponíveis, mas que “eles pareciam todos muito jovens, na casa dos 20 anos, ou mesmo mais novos”.

O fogo foi rapidamente extinto, segundo as autoridades.

Cerca de 1.000 pessoas participavam no festival “Color Play Asia” no parque aquático Formosa Fun Coast, nos arredores de Taipé.