O indicador de sentimento económico do Eurostat caiu ligeiramente na zona euro e na União Europeia em junho, face a maio, enquanto em Portugal aumentou, divulgou nesta segunda-feira o Eurostat. Segundo este indicador calculado pela Comissão Europeia e que mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia, o sentimento económico baixou 0,3 pontos entre maio e junho na zona euro (para 103,5) e 0,9 pontos no total dos 28 países da União Europeia (para 105,5).

Já Portugal contrariou a tendência ligeiramente negativa, com este indicador agora mais positivo, depois de aumentar 1,4 pontos para 105 entre maio e junho, depois da queda registada no mês anterior. O sentimento melhorou praticamente em todos os setores (indústria, serviços, comércio a retalho e consumo), sendo a exceção a construção.

Entre as maiores economias que partilham a moeda única, o sentimento económico caiu apenas em Espanha, tendo aumentado em Itália e Holanda, enquanto na Alemanha e em França ficou praticamente inalterado.

Quanto ao indicador que mede o clima de negócios, em junho, este caiu na zona euro, 0,14 pontos, com redução das expectativas sobre a produção e as encomendas. Neste caso, o Eurostat não divulga dados por Estados-membros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR