O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, chega esta segunda-feira a Bruxelas para o primeiro encontro com os novos líderes europeus, numa reunião vista em Pequim como uma oportunidade para “injetar novo dinamismo” nas relações políticas e económicas bilaterais.

É a primeira cimeira União Europeia/China desde que Jean-Claude Juncker assumiu a presidência da Comissão Europeia, sucedendo ao português José Manuel Durão Barroso, e o ex-primeiro-ministro polaco Donald Tusk sucedeu a Herman van Rompuy no cargo de presidente do Conselho Europeu, no final do ano passado.

“O objetivo é ampliar a confiança política mútua e elevar a cooperação prática”, disse o vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros com o pelouro das relações com a Europa, Wang Chao, a propósito da 17.ª cimeira anual UE/China, que decorre esta segunda, em Bruxelas.

Em 2014, pelo 11.º ano consecutivo, a União Europeia foi o maior parceiro comercial da China, com um volume médio de transações superior a mais de 1.000 milhões de euros por dia.

Pelas contas da União Europeia, as exportações de mercadorias dos 28 para a China somaram 164.700 milhões de euros, menos 137.800 milhões de euros do que a China exportou para os países da União Europeia.

Além de participar na cimeira, o primeiro-ministro chinês visitará oficialmente a Bélgica e a Franca, e a sede da Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE) em Paris, regressando a Pequim no dia 3 de julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR