Este é o projeto que está a lançar a controvérsia no Japão. O estádio na imagem está a ser construído para os Jogos Olímpicos de 2020, mas são muitos aqueles que o comparam a um capacete de ciclista gigante, conta a CNN. Desenhado por Zaha Hadid, uma arquiteta com nacionalidade iraquiana e britânica vencedora de um prémio Pritzker, o projeto tem financeiros mas também… de estética.

Quando o projeto foi aprovado, previu-se que a construção do estádio rondaria os 1,31 mil milhões de dólares. Mas atualmente o projeto exige já um investimento de 2,02 mil milhões. A juntar aos valores avultados, os arquitetos japoneses torcem o nariz ao estádio: Arata Isozoki, um arquiteto reconhecido, escreveu uma carta aberta onde diz estar “em desespero”, porque a construção significa “uma desgraça para as gerações futuras”.

Todas estas dúvidas, que põem em causa a sustentabilidade e o equilíbrio do estádio em função do ambiente em redor – o jardim Meiji Shrine – já conduziram a cortes de orçamento, revisões de design e atrasos nas demolições. A proposta de Fumihiko Maki, o arquiteto que desenhou o estádio de 1964 para os Jogos Olímpicos e também ele vencedor de um Pritzker, é que se retirem dois dos arcos que circundam o estádio, explica o Free Malaysia Today.

Outra ideia é manter o estádio de 1964 – que está no mesmo local – e apenas renová-lo. Jeff Kingston, outro arquiteto, foi um dos defensores dessa possibilidade, tendo descrito a nova construção como “um elefante branco à espera de acontecer”. Para ele, a dimensão dos eventos desportivos que o Japão recebe ou promove não justificam um projeto tão magnificente.

A decisão final terá de ser tomada em breve, já que o início da construção está marcado para julho. Mas este não é o único exemplo de estádios com design irreverente e invulgar.

A fotogaleria recorda alguns que já existem e outros que estão prestes a ser erguidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR