Na lista dos nomes mais registados de 2014, Vicente surgiu num aparentemente modesto 24º lugar, com 648 ocorrências. Porquê aparentemente? Porque essa posição reflete uma progressão sólida em relação ao ano transacto (29º lugar / 448 registos) e um salto ainda mais notável atendendo à lista de 2013 (33ºlugar / 425). Resumindo, há cada vez mais Vicentes. Nas maternidades e não só: desde há três semanas existe, igualmente, um Vicente restaurante, cortesia da Carnalentejana DOP.

O Vicente by Carnalentejana, assim se chama o novo espaço, não deve o nome a modas, antes a uma tradição. Tempos houve em que o negócio das carvoarias, gerido maioritariamente por galegos, era dos mais prósperos de Lisboa. Nessas carvoarias havia, quase sempre, um corvo à porta que quando o ar começava a ficar rarefeito era dos primeiros a manifestar-se. Servia, por isso, de aviso aos carvoeiros. O nome desse(s) corvo(s)? Vicente. Ora, no número 6 da Rua das Flores, onde fica o restaurante em questão, funcionou uma das últimas carvoarias da cidade, transformada nos seus últimos anos de vida numa tasca, entretanto transplantada para a Rua Nova do Carvalho (vulgo cor de rosa) com o nome Rosinha de São Paulo.

VicenteByCarnalentejanaTP127

Há três lugares ao balcão a honrar a antiga taberna que ali existiu.
(foto: © Tiago Pais / Carnalentejana)

Explicado o nome, explique-se o conceito. Será este um restaurante igual ao que o grupo tem há já três anos no bairro do Rego? Não é. “Aqui fizemos um modelo diferente, com uma carta mais pequena“, explica Gonçalo Albino, um dos quatro sócios dos dois restaurantes. Ou seja, há um foco maior nos petiscos, com 11 escolhas disponíveis nesta matéria. Apesar de se destacarem, naturalmente, as entradas de carne, como os espetos de porco preto ou o mini tártaro de novilho, a variedade está assegurada: também constam da lista peixinhos da horta, pataniscas de bacalhau ou cogumelos à Bulhão Pato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há, depois, três opções de hambúrguer em pão de brioche, dois pregos do lombo e sete sugestões mais substanciais: bifes de diferentes cortes, um tártaro, bochechas de novilho, secretos de porco preto e até um prato vegetariano. “Os produtos vêm todos de associados da Carnalentejana, que no total são 148“, conta Gonçalo. Os vinhos, expostos em diversos recantos do restaurante, são um bom exemplo disso mesmo.

VicenteByCarnalentejanaTP094

O bife tártaro de Carnalentejana DOP (21,90€), uma das estrelas da carta.
(foto: © Tiago Pais / Observador)

Apesar de as atenções do grupo estarem viradas para este novo restaurante, o outro irá continuar a funcionar em simultâneo. Mas só por enquanto. Isto porque em agosto nascerá um novo restaurante da Carnalentejana, em plena Praça de Touros do Campo Pequeno, e Gonçalo ainda não sabe “se fará sentido” manter as portas do primeiro abertas. Já o Vicente está para durar. Aproveite-se.

Nome: Vicente by Carnalentejana
Morada: Rua das Flores, 6, Chiado/Cais do Sodré, Lisboa
Telefone: 21 806 6142 / 93 672 5384
Horário: De terça a sábado, das 12h às 23h
Preço Médio: 25€
Reservas: Aceitam