Três décadas de criações, sete peças básicas e uma legião de fãs que incluem nomes como Michelle Obama, Oprah Winfrey e Hillary Clinton. Uma modesta carreira que transformou Donna Karan num dos mais icónicos nomes da moda a nível mundial. Mas 30 anos depois da primeira coleção, com vários rumores e especulações à mistura, a designer decidiu abandonar o cargo de diretora criativa da DKI.

A designer norte-americana de 66 anos decidiu dedicar-se a tempo inteiro ao Urban Zen Foundation, um projeto criado em 2007 que inspira mudanças nas áreas de bem estar, cultura e educação. O desfile da marca na Semana da Moda de Nova Iorque, que iria acontecer em setembro, ficou para já suspenso, e por enquanto ainda não estão a ser procurados substitutos para a direção criativa.

No momento do adeus, recordamos em quatro momentos uma carreira histórica marcada por uma visão feminina e uma personalidade revolucionária que, tal como recorda o The New York Times, mudou a forma como as mulheres se vestem no passado, presente e futuro.

1. As “Seven Easy Pieces”
Foi em 1985 que Donna Karan desenvolveu a sua primeira coleção para a marca própria. A designer acabou com os fatos femininos e criou sete peças versáteis que podem ser usadas tanto de dia como de noite, devolvendo poder e sensualidade à silhueta feminina — as “seven easy pieces”, como ficaram conhecidas. Entre estas destaca-se o polémico bodysuit, que pode ser conjugado com as populares camisolas de caxemira e com as intemporais saias envelope.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

2. Os novos tecidos
Donna Karan não só revolucionou a silhueta feminina como também foi dos primeiros nomes da moda internacional a utilizar materiais flexíveis nos seus coordenados. Os tecidos elásticos devolveram a liberdade de movimentos corporais às mulheres e transformaram as peças rígidas em confortáveis e funcionais.

3. A criação da marca DKNY
Cansada de desenhar exclusivamente para um tipo de mulher executiva, Karan decidiu fundar a DKNY em 1988. A inspiração partiu da sua filha Gaby e a linha distingue-se até hoje por ser mais jovem, divertida e acessível. O lançamento foi marcado pela venda de t-shirts com o logótipo da marca, que segue as iniciais da criadora e da cidade de Nova Iorque.

4. Os novos mercados
Em 1993, Donna Karan conquistou o título de primeira designer americana a expandir a sua marca ao mercado chinês. Visionária, a designer abriu a primeira loja em Hong Kong um ano depois de lançar a primeira fragrância.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.